Evento Nacional Online.
Paulo Roberto Palhano Silva
Sociólogo, possui o título de PhD Universidade Saint Demi - Paris 8 - Paris - Franca. graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990), Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), onde é Mestre em Ciências Sociais (1995) e graduado em Sociologia, especialista em Política e Desenvolvimento Regional. É Pesquisador Produtividade, sendo professor titular adjunto 4 da UFPB/CCAE/Departamento de Educação. Atualmente é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnia e Economia Solidária - GEPeeeS. Integra o Coletivo de Coordenação da Incubadora Popular e Solidária do Vale do Mamanguape. Criador da Exposição dos Expoentes da Educação: Educadores Escolares e dos Movimentos Sociais; Criador do Seminário Internacional de Práticas Educativas - SECAMPO; Criador da Jornada de Estudos Freirianos; Imortal da Academia letras, Ciências e Artes do Vale do Mamanguape; acompanha grupos Étnico Indignas Potiguara; coordena a Rádio WEB Universitária Litoral Norte. Atua na área de Sociologia com ênfase: Educação; Educação e movimentos sociais; Educação do campo; Educação e economia solidária; Etnoeducação indígenas; Educação popular; Educação escolar indígena e Educação indígena; Educação e formação de educadores/Militantes; Educação e Comunicação Popular. Educação e Grupos cultuais e Feiras Agroecologias.Temas atuais: Educação e Covid-19. Estuda Paulo Freire e Pierre Bourdeiu.
José Mateus do Nascimento
Pedagogo, possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História Social da Infância e passa a atuar em pesquisas relacionadas às práticas pedagógicas e a formação docente no NUPED (Núcleo de Pesquisa em Educação) do IFRN - Campus Natal Central. É Vice-Coordenador do PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN. Coopera com o Grupo de Estudos Fundamentos da Educação e Práticas Culturais (CE -UFRN), também colabora como vice-lider do GEPeeeS - Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Etnias e Economia Solidária (UFPB - CCAE - Campus IV) e é líder do NEGêDi - Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero e Diversidade (Diac/IFRN- CNAT).
Baltazar Macaíba de Sousa
Historiador, Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2006), Mestre em Ciências Sociais (Sociologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990). Foi professor do Departamento de Sociologia e Antropologia (DESOC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de 1997 a 2010. Atualmente é Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnias e Economia Solidária - GEPeeeS/CNPq, professor Associado IV do Departamento de Ciências Sociais (DCS) do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia política, filosofia política, sociologia da religião, movimentos sociais, campesinato, sindicalismo e sociologia da educação.
Nilvania dos Santos Silva
Pedagoga, possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), Atuou como professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins, de julho de 2003 até abril de 2010. Atualmente é Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnias e Economia Solidária - GEPeeeS/CNPq e Professora Adjunta, IV, da Universidade Federal da Paraíba, Campus III - Bananeiras. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação e Psicologia do Desenvolvimento (em particular temas ligados ao processo de ensino-aprendizagem, formação moral, desenvolvimento humano), articulando com a Educação do Campo. Integrante do Núcleo de Extensão Multidisciplinar para o Desenvolvimento Rural (NEMDR).
Maika Bueque Zampier
Doutoranda no Programa de Meio Ambiente e Sociedade na Universidad Pablo de Olavide Sevilla, Espanha. Possui mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2007), especialização em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012) e Bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Professora Efetiva da Universidade Federal da Paraíba. Atuou como Coordenadora do curso de Secretariado Executivo Bilíngue do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCAE) da UFPB. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Etnias e Economia Solidária (GEPeeeS/UFPB), integra o Coletivo de Coordenação da Incubadora Popular e Solidária do Vale do Mamanguape (INCUPOSVAN) e da Rádio WEB Universitária Litoral Norte. Assessora do Coletivo pela Valorização dos Saberes Potiguara. É membro Fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado Executivo (ABPSEC) e filiada à Associação de Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes (AAENFF). Atua nos seguintes temas: Gestão Social, Gestão Secretarial, Gestão Documental, Assessoria Intelectual, Formação Política, Redes Sociais e Tecnologias da Informação e Comunicação aplicada à associações, sindicatos e cooperativas junto aos Movimentos Sociais do Campo e aos Movimentos Indígenas. É membra pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnias e Economia Solidária - GEPeeeS/CNPq.
Lusival Antonio Barcellos
Filosofo, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Graduado em Filosofia pela Universidade Católica do Paraná (1980); em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina-ES (1984); em Teologia pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição (1992). Atualmente é professor Associado III, Chefe do Departamento de Ciências das Religiões (DCR); atua também como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR), da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência nas áreas de Educação, Culturas e Ciências das Religiões. Atua nos temas: ensino religioso, diversidade religiosa e cultural; religiosidades; etnoeducação e espiritualidades indígenas. É membra pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnias e Economia Solidária - GEPeeeS/CNPq.