Apresentação


PAULO FREIRE: 103 ANOS DE HISTÓRIA EDUCATIVA.

A ousadia da educação para a liberdade..


Evento Nacional Online.



2024: ano em que nos reunimos em evento nacional “PAULO FREIRE: 103 ANOS PRESENTE NO MUNDO. A ousadia da educação para a liberdade”.

A VIII Jornada de Estudos Freireanos – 2024 reunirá a juventude, Educandos, Educadores, Pesquisadores das universidades e institutos federais, intelectuais e militantes dos movimentos sociais do Brasil e do exterior com profundas reflexões teóricas e práticas cheias de identidade, sociabilidade e pertencimento ao modus operandi da práxis educativa libertadora.

A VIII Jornada de Estudos Freireanos – 2024 será realizada totalmente “on line”, por compreendermos que a tecnologia deve nos aproximar para compartilhar aprendizagem geradora de resultados de ensino, pesquisa e extensão. Será realizada em dois dias: 16 de dezembro com a secção solene de abertura, lançamento de livros e conferencia; e dia 17 de dezembro de 2024 com a realização de 06 (seis) Círculos de Cultura, aonde serão apresentados os artigos. Todos os artigos apresentados serão reunidos nos Anais que será estruturado pela editora do CCTA da UFPB e conterá ISBN. Os certificados serão emitidos também com brevidade contendo nome do artigo, do(s) autor(es), carga horária e ISBN.

A VIII Jornada de Estudos Freireanos – 2024 é caracterizada como evento nacional, aberto ao campo educacional e outras áreas do conhecimento se propõe a reunir sujeitos advindos de todo o território nacional e internacional, sendo promovido pelo Grupo de Estudos em Educação, Etnia e Economia Solidária – GEPeeeS (Registro no Diretório Capes em 10.10.2010) situado no Campus do Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba.

A VII Jornada de Estudos Freireanos - 2021 acolherá todos os participantes inscritos podem submeter e apresentar os seus artigos e seus projetos. Podem também participar da escuta da rica produção freireana que serão publicados nos Anais, editado na UFPB com ISBN.

A VIII Jornada de Estudos Freireanos - 2024 justifica-se pela premente necessidade de divulgar, de ler, de defender, de capacitar as trajetórias educativas geradas ou aprofundadas pelo grande Mestre Paulo Freire, patrono da educação brasileira.

A VIII Jornada de Estudos Freireanos - 2024 conta educadores ícones voluntários, de estudantes voluntários, parcerias, para que através do GEPeeeS possa ser divulgado o que é produzido na extensão popular, no ensino e na pesquisa. Estamos no ambiente da práxis educativa libertadora.

A VIII Jornada de Estudos Freireanos – 2024 convida todos, todas e todes para: 1º) Fazer sua inscrição; 2º) Divulgar em vossas listas esse evento; 3º) Agir publicando seu artigo. É tempo de crise sanitária, pois há uma pandemia SARS-Cov2; É tempo de educar contra o negacionismo.

A VIII Jornada de Estudos Freireanos – 2024 é GEPeeeS-UFPB, mas pertence a comunidade educativa que se orientar pela Teoria Dialógica e crítica de Paulo Freire e percebe a necessidade de socializar saberes para o fortalecimento da ciência.

A Coordenação



Objetivo


Estudar e entender, elucidar e apresentar a rica história e legado do Mestre Paulo Freire, como expressão educativa, tendo teoria e prática pautada na práxis da educação libertadora, sendo um virtuoso espaço acadêmico, seja rememorando a sua vida e trajetória, seja para reflexionar sobre as práticas libertárias dos sujeitos educativos atuantes nos espaços escolares ou da vida comunitária, fortalecendo educativamente agentes escolares e dos movimentos sociais, visando a transformação humanitária.


Objetivo Específicos

a) Aprofundar o conhecimento sobre a crise pandemia COVID-19, cujo vírus se alastra pelo Brasil e Mundo, sendo necessário processos de educação popular para gerar consciência educativa, ação coletiva, sempre na co-laboração entre os sujeitos educativos, mas firmando o combate ao negacionismo, lutar por vacinação da população, além das medidas não-farmacológicas, para gerar uma consciência coletiva para os enfrentamentos desses males;

b) Aprofundar os agradáveis estudos da obra de Paulo Freire, gerando pela prática pedagogia a interiorização e exteriorização, numa permanente práxis, para referenciar as vivencias das práticas educativas libertadora;

c) Rememorar a trajetória de vida educativa do Mestre Paulo Freire para fortalecer os legados no campo educacional em prol da cultura educativa;

d) Oportunizar a explicitação de práticas exitosas educativas para que possam ser conhecidas e referenciadas no campo educacional;

e) Analisar, divulgar e premiar projetos educativos que sistematizaram práticas educativas exitosas libertadora; e

f) Fortalecer os sujeitos educativos de forma amorosa em suas práticas libertadoras geradoras de visão de mundo, inclusive com a vivência do hábito educativo.


Importante

O GEPeeeS tem estimulado o estudo das obras de Paulo Freire.

Para essa VII JORNADA DE ESTUDOS FREIREANO foram escolhidas as obras: 1) Todas as obras do autor. Comumente escolhe-se apenas 1 ou 2 obras.

O GEPeeeS faz a JEF para cultivar obra, trajetória e legado do Mestre Paulo Freire,

Indiscutivelmente, a JORNADA DE ESTUDOS FREIREANOS, consolida-se no campo educacional como evento acadêmico, bianual e nacional, oportunizando a difusão e conhecimento do autor. Concebe o sujeito;

O GEPeeeS já nasce freireanamente.

Após trajetória de Curso de Especialização para educadores da rede pública do Vale do Mamanguape, educadores na sua inquietude particular indagaram: Como vamos dar continuidade aos nossos estudos. E, a resposta nasceu coletiva: “Vamos estudar Paulo Freire, sua vida, suas obras”.

Assim, educadores da rede pública de ensino, educadores da rede privada de ensino, professores universitários, estudantes universitários, pesquisadores e militantes educativos, “uni-vos”. Vamos viralizar as informações do evento para grupos de estudantes, educadores e interessados. Vamos fazer a andarilharem como disse Freire: “Me sinto seguro porque não há razão pra me envergonhar por desconhecer algo. Testemunhar a abertura aos outros, a disponibilidade curiosa à vida, a seus desafios, são saberes necessários à prática educativa” (Freire,1997, p. 153).



CONTATOS

VIII JORNADA DE ESTUDOS FREIREANOS

  • www.ccae.ufpb.br/jefreireano
  • E-mail: jefreireano@gmail.com


    Parceiros



    Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Etnias e Econômia Solidária - Direitos autorais GEPeeeS