Renovar e estimular estudantes, professores, pesquisadores e militantes com o arcabouço teórico-metodológico de Paulo Freire, realizando estudos contemporâneos – Educação, educação popular, economia solidária, análise de conjuntura política e universitária, formação de professor, gestão, práticas acadêmicas, América latina, movimentos sociais, para fortalecer o engajamento acadêmico e engrandecer o capital cultural para atuações em práticas educativas libertárias.
Dia 07 de março de 2013
Facilitadores: Dr. Paulo Roberto Palhano Silva - GEPeeeS - UFPB
Ms. Maria do Socorro da Silva – NEGEDI - IFRN (Natal)
Indicação de leitura básica:
Livro: Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Editora Cortez, 1995.
Livro: Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra (3 ed. 1994), p. 245
Data: 18 de abril de 2013
Facilitadores: Dra. Melânia L. Cornélio – DED - CCAE – UFPB
Dra. Marlúcia Meneses de Paiva – Vice-Coordenadora da Área de Educação da CAPES. Prof.ª. da Pós-Graduação de Educação – UFRN.
Indicação de leitura básica:
Livro: Na escola que fazemos: uma reflexão interdisciplinar em educação popular. Vozes, 1988.
Livro: Quefazer: teoria e prática em educação popular. Vozes, 1989.
Data: 2 de maio de 2013
Facilitadora: Ms. Maika Zampier- Prof.ª. Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo – GEPeeeS - CCAE–UFPB
Indicação de leitura básica:
- Carta aos movimentos sociais
- Teoria dialógica
Data: 13 de junho de 2013
Facilitadora: Ms. Maria Luzitania C. Santos – GEPeeeS–UFPB
Indicação de leitura básica:
Indicação de leituras complementares:
Livro: Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
Livro: Essa escola chama da vida. São Paulo: Ática, 1985; 8ª edição, 1994.