Paulo Roberto Palhano Silva
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990), Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). É possuidor do título de PhD Universidade Saint Demi - Paris 8 - Paris - França. Atualmente é professor titular adjunto 4 na Universidade Federal da Paraíba. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Etnia e Economia Solidária - GEPeeeS. Integra o Coletivo de Coordenação da Incubadora Popular e Solidária do Vale do Mamanguape. Criador da Exposição dos Expoentes da Educação: Educadores Escolares e dos Movimentos Sociais; Criador do Seminário Internacional de Práticas Educativas; Criador da Jornada de Estudos Freireano; Integrante da Academia letras, Ciências e Artes do Vale do Mamanguape; Tem atuação na área de Sociologia, com ênfase em Movimentos Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e movimentos sociais; Educação e economia solidária; Educação popular e formação de educadores/Militantes; Comunicação Popular. Além do acompanhamento a grupos Étnico Indígenas Potiguara; Grupos cultuais musicais; Grupo educação popular. Feiras Agroecologias e de economia solidária; Coordenador Rádio WEB Universitária Litoral Norte. Educação é para a liberdade.
José Mateus do Nascimento
Pedagogo, possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, História Social da Infância e passa a atuar em pesquisas relacionadas às práticas pedagógicas e a formação docente no NUPED (Núcleo de Pesquisa em Educação) do IFRN - Campus Natal Central. É Vice-Coordenador do PPGEP - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN. Coopera com o Grupo de Estudos Fundamentos da Educação e Práticas Culturais (CE -UFRN), também colabora como vice-lider do GEPeeeS - Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Etnias e Economia Solidária (UFPB - CCAE - Campus IV) e é líder do NEGêDi - Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero e Diversidade (Diac/IFRN- CNAT).
Lusival Antonio Barcellos
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1998). Graduado em Filosofia pela Universidade Católica do Paraná (1980); em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina-ES (1984); em Teologia pelo Seminário Arquidiocesano da Paraíba Imaculada Conceição (1992). Atualmente é professor Associado I, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR/UFPB) e encontra-se em Colaboração Técnica, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tem experiência nas áreas de Educação, Culturas e Religião. Atua nos temas: diversidade cultural; culturas e desenvolvimento; etnoeducação; cotidiano, religiosidade e espiritualidade indígena.
Maika Bueque Zampier
Maika Bueque Zampier é Doutoranda no Programa de Meio Ambiente e Sociedade na Universidad Pablo de Olavide Sevilla, Espanha. Possui mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2007), especialização em Estudos Latino-Americanos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012) e Bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Professora Efetiva da Universidade Federal da Paraíba. Atuou como Coordenadora do curso de Secretariado Executivo Bilíngue do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCAE) da UFPB. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Etnias e Economia Solidária (GEPeeeS/UFPB), integra o Coletivo de Coordenação da Incubadora Popular e Solidária do Vale do Mamanguape (INCUPOSVAN) e da Rádio WEB Universitária Litoral Norte. Assessora do Coletivo pela Valorização dos Saberes Potiguara. É membro Fundadora da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado Executivo (ABPSEC) e filiada à Associação de Amigos da Escola Nacional Florestan Fernandes (AAENFF). Atua nos seguintes temas: Gestão Social, Gestão Secretarial, Gestão Documental, Assessoria Intelectual, Formação Política, Redes Sociais e Tecnologias da Informação e Comunicação aplicada à associações, sindicatos e cooperativas junto aos Movimentos Sociais do Campo e aos Movimentos Indígenas.
Aurília Coutinho Beserra De Andrade
Professora - Assistente I - DE da Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Educação/Centro de Centro de Ciências Aplicadas e Educação do Campus IV. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba - PPGE/UFPB. Formação inicial em Pedagogia - licenciatura e bacharelado, com área de aprofundamento em supervisão e orientação escolar. Experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Práticas Educativas, com trabalhos que contemplam as seguintes temas: Infância, Educação Infantil, Políticas Públicas Educacionais, Estágio Supervisionado, Práticas Educativas e Didática. Atuou como coordenadora da Educação Infantil municipal de João Pessoa/PB. Representante Estadual do Fórum de Educação Infantil do Estado da Paraíba. Disciplinas Ministradas: Estágio Supervisionado III (Estágio em Educação Infantil), Estágio Supervisionado IV (Estágio no Ciclo de Alfabetização do Ensino Fundamental I), Organização e Prática em Educação Infantil, Organização e Prática no Ensino Fundamental I - Anos Iniciais, Seminários Temáticos, Avaliação da Aprendizagem, Política e Gestão, Currículo e Organização do Ensino. Atual Coordenadora do Laboratório de Pedagogia do Campus IV.
Baltazar Macaíba De Souza
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2006), Mestre em Ciências Sociais (Sociologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995) e Graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990). Foi professor do Departamento de Sociologia e Antropologia (DESOC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) de 1997 a 2010. Atualmente é professor Associado IV do Departamento de Ciências Sociais (DCS) do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Tem experiência na área de Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia política, filosofia política, sociologia da religião, movimentos sociais, campesinato, sindicalismo e sociologia da educação.
Nilvania dos Santos Silva
Possui graduação em Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). Atualmente é professora Associada (II) da Universidade Federal da Paraíba, lotada no Campus III (CCHSA) e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Campus I da UFPB. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, cognitivo e/ou moral; Educação do campo; Pedagogia do Movimento; Formação de professores.