O Departamento de Engenharia e Meio Ambiente (DEMA) do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) tem por objetivo servir a sociedade através da geração, transmissão e divulgação do conhecimento visando formar profissionais éticos, técnicos e científicos para interagirem com a sociedade, de modo avaliar as condições ambientais de ecossistemas naturais e antrópicos e a supervisionar a aplicação de ações reparadoras ou mitigadoras dos impactos negativos produzidos pelas atividades humanas ou naturais (PPC-Ecologia 2006, alterado pela Resolução nº 15/2010 do CONSEPE/UFPB).
Para cumprir esta missão, o corpo docente que compõe o DEMA atua nos três pilares da estrutura acadêmica da UFPB, quais sejam:
Acesse a página oficial do DEMA através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA.
Histórico
No início de 2006, com a aprovação do Projeto de expansão da UFPB pelo MEC, através do Programa Expandir (REUNI – Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), foi criado pela Resolução nº 6/2006 do CONSUNI/UFPB o Campus IV, Litoral Norte, composto pelo Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), subdividindo-se em duas unidades, localizadas nos municípios de Mamanguape e Rio Tinto, Paraíba.
No segundo semestre de 2006, durante o reitorado do Prof. Rômulo Soares Polaris, criou-se, vinculado ao CCAE, o Departamento de Engenharia e Meio Ambiente (DEMA). Relatos apontam que o DEMA nasceu, originalmente, para atender a criação dos cursos de Ecologia, Design e, também, Engenharia de Pesca, com funcionamento na unidade Rio Tinto. Dificuldades logísticas e de custos operacionais para funcionamento do curso de Engenharia de Pesca impediram a sua criação.
Em 2011, com a criação do Departamento de Design (Resolução nº 29/2011 do CONSUNI/UFPB) para atender as demandas do curso de Design, o DEMA passa a atender apenas as demandas vinculadas ao curso de Bacharelado em Ecologia.
Desde sua criação, o DEMA vem reafirmando o compromisso com a comunidade acadêmica (docentes, discente, técnicos administrativos) em fazer educação de qualidade, cujo alicerce fundamenta-se, indissociavelmente, no tripé da estrutura acadêmica da UFPB: ensino, pesquisa e extensão.
Para alcançar excelência no processo de Ensino, o DEMA conta com um corpo docente qualificado (18 professores doutores) com formação nos mais variados campos do conhecimento que permeiam os cenários interdisciplinares da Ecologia, Meio Ambiente e áreas afins. É digno de nota, que alguns desses docentes propuseram, em 2010, a criação do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA) do CCAE/UFPB, que foi aprovado em 2011 pela CAPES.
Registre-se que alguns desses docentes desempenharam (desempenham), além das atividades docentes, a função administrativa de chefia departamental. Em ordem de gestão (considerando que cada mandato geralmente tem um tempo máximo de 2 anos), listam-se as chefias imediatas do DEMA:
Fonte: Texto elaborado com base em documentos do DEMA e depoimentos de professores que estavam desde o processo de concepção do departamento.