Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Tese de doutorado de egressa do CCAE é aprovada com excelência acadêmica
conteúdo

Notícias

Tese de doutorado de egressa do CCAE é aprovada com excelência acadêmica

publicado: 04/04/2025 14h36, última modificação: 04/04/2025 14h36
Pedagoga Ione Gomes apresentou o trabalho “Educação Popular e Redução de Danos no Campo das Drogas” ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB.

No último dia 28 de março, a pedagoga Ione Gomes teve sua tese de doutorado aprovada com louvor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Intitulada “Educação Popular e Redução de Danos no Campo das Drogas”, sua pesquisa foi reconhecida pela relevância científica, originalidade e contribuição ao campo da Educação Popular, sendo recomendada para publicação em formato de livro. 

Natural de Itapororoca (PB), Ione é egressa do curso de Pedagogia do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociedade e Culturas (GEPEDUSC) desde sua iniciação científica, sob orientação do professor Ivonaldo Neres Leite (DE/CCAE). 

A tese foi destacada por articular uma narrativa autobiográfica autoral com um olhar crítico e inovador sobre políticas de cuidado, práticas educativas e estratégias de redução de danos no campo das drogas. Segundo o professor Ivonaldo, “foi aprovado com o reconhecimento da excelência acadêmica e recomendação para publicação em livro, devido à potente originalidade e à contribuição que oferece aos estudos contemporâneos sobre Educação Popular, trabalho socioeducativo e saúde coletiva”. 

Além de Ivonaldo, integrante da International Sociology Association, integraram a banca examinadora da tese os professores: Marcos Lemos (Universidade Federal de Pelotas/RS), Jeane Félix (Universidade Federal de Alagoas), Pedro Cruz (UFPB), José Carlos da Silva (UFPB/Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO) e Daniela Barbosa (UFPB). 

A conquista de Ione Gomes é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica e inspira novas gerações de educadores e educadoras engajadas com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.  

 

 

Texto e arte: Ascom/CCAE