Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Programação do Encontro Unificado viabiliza no Campus IV palestra sobre ferramentas da RNP

publicado: 25/10/2023 10h42, última modificação: 25/10/2023 10h42
Evento destaca como a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) impulsiona a comunidade acadêmica com uma gama de serviços inovadores

Buscando divulgar a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) e suas diversas ferramentas disponibilizadas para a UFPB, foi realizada na última quinta-feira (19), no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), na Unidade de Mamanguape do Campus IV, palestra intitulada “Rede Nacional de Pesquisa (RNP) – MEC e suas possibilidades e funcionalidades disponíveis para discentes e docentes da UFPB”. A ação foi ministrada por representantes da empresa, mediante articulação da Pró-reitoria de Graduação (PRG) e Direção de Centro, possibilitando valiosos esclarecimentos sobre como a comunidade acadêmica pode otimizar seus trabalhos fazendo uso da ampla gama de serviços oferecidos.

A palestra é mais uma iniciativa vinculada ao XI Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB, que acontece em todos os Campi da Universidade, no período entre 16 a 27 de outubro de 2023, e conta com a realização de várias atividades relacionadas às três áreas fins, e reúne o XXV Encontro Nacional de Iniciação à Docência (ENID), o XXV Encontro Nacional de Extensão (ENEX), e o XXX Encontro Nacional de Iniciação Científica (ENIC). No Campus IV, demais ações do Encontro Unificado acontecem nos dias 26 e 27 de outubro.

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é uma plataforma online que oferece diversos serviços para auxiliar seus usuários na difusão do conhecimento na internet. Ela integra a comunidade de pesquisadores, universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos no Brasil.

O evento proporcionou uma explanação didática e exploratória sobre as ferramentas oferecidas pela RNP, reunindo servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes do Campus IV, unidade Mamanguape (PB). Durante a apresentação, o Sr. Marcelino Cunha, Gerente de Serviços da RNP, e o Sr. Nilton Rodrigues Rocha ofereceram uma visão abrangente de todos os produtos da Rede, ressaltando, sucintamente, a utilidade e a aplicação de cada ferramenta. O catálogo da RNP abrange soluções voltadas para (1) colaboração acadêmica à distância; (2) identidade e segurança; (3) hospedagem e armazenamento; e (4) suporte à e-Ciência. Entre os serviços oferecidos, destacam-se:

• ConferênciaWeb: serviço de salas virtuais da RNP, que proporciona um ambiente online, seguro e colaborativo para realizar aulas, reuniões, palestras, projetos e trabalhos. Permite a gravação das reuniões ou aulas, transmissão e armazenamento do conteúdo em serviços de streaming, como Eduplay, YouTube, salas com capacidade para 150 pessoas, entre outras vantagens;
  • Eduplay: portal de conteúdo audiovisual educacional, com mais de 70 mil vídeos, podcasts, programas de TV e de rádio, sem anúncios nos conteúdos, legendas e traduções em libras geradas automaticamente, bem como integração com o Moodle e ConferênciaWeb, permitindo a transmissão de aulas e reuniões;
  • FileSender@RNP: serviço que permite aos seus usuários compartilharem arquivos de maneira rápida, segura e gratuita, com upload de até 400gb por arquivo e até 2TB de armazenamento, envio de arquivos para até 100 destinatários ou um link compatível para download, entre outras facilidades;
  • EduRoam: Wi-fi acadêmico, seguro, distribuído em todo o mundo, que é gerido pela RNP no Brasil. O serviço permite que os usuários de instituições parceiras se conectem à internet em qualquer campus ou instituição afiliada, com credenciais de login doméstica;
  • ICPEdu (Certificado Pessoal): emissão de certificados digitais pessoais de forma gratuita para estudantes, servidores e professores, permitindo a comprovação da integridade, autenticidade e autoria dos documentos, garantindo sua confiabilidade;
  • CAFe (Comunidade Acadêmica Federada): federação de autenticação entre instituição de ensino e pesquisa do país, sendo possível o acesso a mais de 1.500 serviços e recursos digitais mundiais, como periódicos, jornais, bibliotecas, além de descontos em licenças de software.

Diante da ampla gama de serviços ofertados pela RNP, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) conta com esta importante aliada para instrumentalizar e potencializar as atividades acadêmicas de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos, atuando como parceiro estratégico para auxiliar a Universidade no alcance de seus objetivos perante a sociedade paraibana.

MAIS SOBRE A RNP

A RNP foi criada em setembro de 1989 pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Seu objetivo era construir uma infraestrutura nacional de rede de internet de âmbito acadêmico. A Rede Nacional de Pesquisa, como era chamada em seu início, tinha também a função de disseminar o uso de redes no país. Em 1992, a RNP contribuiu no processo de implantação da primeira rede de internet no país, que alcançou dez estados e o Distrito Federal.

Desde então, a RNP tem se dedicado a divulgar os serviços de internet à comunidade acadêmica, por meio de seminários, montagem de repositórios temáticos e treinamentos, estimulando a formação de uma consciência acerca de sua importância estratégica para o país e se tornando referência em aplicações de tecnologia internet.

Mais informações disponíveis no endereço: rnp.br

ASCOM-CCAE-UFPB.