Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > II Fórum de Cultura Indígena do Litoral Norte promove diálogos e atividades culturais
conteúdo

Notícias

II Fórum de Cultura Indígena do Litoral Norte promove diálogos e atividades culturais

publicado: 03/04/2025 17h15, última modificação: 07/04/2025 10h30
Pesquisadores e líderes indígenas e indigenistas se reuniram em torno do tema: “Aldeando as Universidades: Nosso Território, nossa voz!”

Mesa de abertura do II Fórum de Cultura Indígena do Litoral Norte

Nesta quarta-feira (2), o Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sediou a segunda edição do Fórum de Cultura Indígena do Litoral Norte, com o tema “Aldeando as Universidades: Nosso Território, Nossa Voz!”. O evento ampliou as atividades da edição anterior, incluindo, desta vez, a I Exposição de Arte Potiguara e o 1º Encontro de Pesquisadores/as Indígenas e Indigenistas do Litoral Norte (ENPILN).

O Fórum integra as mobilizações dos povos indígenas no simbólico mês de abril, promovendo maior interação entre a comunidade Potiguara e seus saberes ancestrais com o universo acadêmico. A organização foi do Centro Acadêmico de Administração (CAADM), com apoio da Coordenação de Administração, Assessoria de Extensão, Direção do Centro e da Subsecretaria da ADUFPB no Campus IV.

Durante a manhã, compuseram a mesa de abertura representantes da UFPB ao lado de pesquisadores e líderes indígenas e indigenistas:

  • Cleiton Morais – estudante, presidente do CAADM e coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFPB)
  • Professora Kelly Emanuelly Oliveira – representante do Projeto Anama
  • Laiane Potiguara – estudante de Antropologia e representante do Projeto PET Indígena
  • Ana Luíza Freitas – estudante de Sistemas de Informação e representante do Portal Potiguara
  • Professor Neto Potiguara – coordenador e representante da Organização de Jovens Indígenas da Paraíba (OJIP)
  • Sandro Barbosa – Cacique-Geral do Povo Potiguara da Paraíba
  • Cíntia Sinara – assistente social e representante da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAE/UFPB)
  • Professora Surama Ismael – assessora de Extensão do CCAE
  • Ronaldo Potiguara – presidente do Movimento de Alunos Indígenas (AUP)
  • Professor Joseilme Gouveia – diretor do CCAE
  • Professora Bernardina Oliveira – pró-reitora de Extensão (ProEx) e representante da Reitoria da UFPB

Na ocasião, a pró-reitora Bernardina Oliveira parabenizou os envolvidos no Fórum e anunciou a tramitação de uma proposta de resolução no Conselho Universitário que visa ao reconhecimento oficial dos saberes tradicionais. “Estamos encaminhando para votação no Conselho Universitário uma resolução que reconhecerá a capacidade dos mestres da cultura popular e dos mestres de ofício, cujas práticas são artesanais e, em muitos casos, correm o risco de extinção. Assim, dentro dos critérios da resolução, os povos originários terão seus mestres reconhecidos e poderão, inclusive, ministrar disciplinas na UFPB”, explicou.

I Exposição de Arte Potiguara com grafismos do artista Marcus Paranã

Estudantes do PET Indígena Laiane Avelar (graduanda em Antropologia) e Denis Faustino (graduando em Ecologia) apresentando trabalho durante o 1º Encontro de Pesquisadores/as Indígenas e Indigenistas do Litoral Norte 

Do desenvolvimento da identidade visual do evento às discussões sobre mudanças climáticas e seus impactos nos territórios indígenas, diversos temas evidenciaram como o saber científico e o saber tradicional se entrelaçam no Litoral Norte da Paraíba para produzir pesquisas de excelência. A banca avaliadora contou com os professores Pedro Lôbo (PPGE), Anderson Alves (DEMA), Rosemary Marinho (DE), Milena Veríssimo (PPGE), Liliane Monteiro (PPGE), Daniel Chacon (DCSA) e Saulo Maciel (DCSA).

O evento foi encerrado com a mesa de debate sobre o tema “Quais as Possíveis Formas de Aldear as Universidades?”, mediada por Ronaldo Potiguara e composta pelas lideranças Guida Potiguara (14ª Gerência Regional de Educação), Eva Potiguara (professora de Etno-história), Fred Karakará (integrante do PET Indígena) e Gessé Potiguara (professor de Arte e Cultura Indígena).

O II Fórum teve papel fundamental no fortalecimento da identidade indígena no ambiente acadêmico. Para Cleiton Morais, um dos organizadores, “o evento foi uma valiosa oportunidade para fortalecer a luta indigenista, promovendo o encontro entre saberes ancestrais e contemporâneos, evidenciando a riqueza cultural dos povos indígenas e destacando a necessidade de sua valorização nas universidades”.

Reforçando essa ideia, o diretor do CCAE, professor Joseilme Gouveia, destacou o evento como um marco no compromisso da UFPB com o reconhecimento, a valorização e a escuta ativa dos povos indígenas do Vale do Mamanguape. “Trata-se de um espaço de diálogo, respeito e construção coletiva, que fortalece os vínculos entre a universidade e as comunidades indígenas da região. Que este fórum nos inspire a seguir construindo, juntos, um futuro mais justo, plural e verdadeiramente comprometido com a diversidade cultural brasileira”, finalizou o professor.

Apresentação do Ritual do Toré Potiguara na abertura do II Fórum de Cultura Indígena do Litoral Norte 

 

 

 

Texto: e fotos ASCOM/CCAE