Notícias
Animação produzida por alunos do Curso de Design do CCAE estreia no Cine PE
Imagens: cenas de "Nova Aurora"/ Divulgação.
Mais de 40 estudantes, do curso de Design da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dedicaram-se à animação do curta-metragem “Nova Aurora”. A parceria inédita resultou no filme de 18 minutos que será lançado, na próxima sexta-feira (07), durante o Festival Cine PE.
Por meio do projeto de extensão “Design, Cinema e Responsabilidade Social”, coordenado pelo professor Kléber (DDesign/CCAE/UFPB), os alunos de Design do Centro de Ciências Aplicadas e Educação, localizado no município de Rio Tinto, integraram a equipe de animação digital, empregando técnicas de rotoscopia, em que cenas gravadas em live-action servem de base para as ilustrações, feitas digitalmente cena a cena.
Para o coordenador do projeto no CCAE/UFPB (Rio Tinto), professor Kléber Barros, o projeto demonstrou sucesso nos âmbitos acadêmico, técnico e social para o curso de Design. “Embora nosso curso não tenha ênfase em cinema, todas as etapas de ilustração, desde a produção de personagens à rotoscopia, permitiram para os estudantes desenvolverem experiência na área do design gráfico, além de um aprendizado rico com a realidade da pessoa com deficiência”, explicou o professor.
Segundo seus produtores, “Nova Aurora” trouxe inovação tecnológica ao unir a rotoscopia com pesquisa e aplicação avançada de Inteligência Artificial Generativa de Imagens, o que rendeu, à obra, a honra de abrir a Mostra Competitiva de Curta-metragem do Cine PE.
Profissional egresso do curso de Design, Davide Casagrande trabalhou no filme como diretor de animação e coprodutor nos últimos cinco anos, acompanhando cada etapa. “Desde 2019, o projeto contou com equipe interestadual (PB - PE) que manteve a produção ativa, resistindo à pandemia e à instabilidade política do Brasil”, relembrou o motion designer.
Já Victor Jimenez, cineasta formado na UFPE, diretor, roteirista e coprodutor do filme, destaca a inclusão social gerada pelo curta, que foi todo gravado em Libras e contou com mais de 100 colaboradores voluntários ao total. “O projeto se destaca nacionalmente em inovação social ao ter incluído pessoas surdas em toda a linha de produção cinematográfica, desde a pré-produção até as gravações”, detalhou.
Fotografias: Parte da equipe de animação digital do "Novo Aurora", integrantes do Laboratório de Design / Divulgação
O lançamento de “Nova Aurora” não só marca uma importante conquista para os estudantes e profissionais envolvidos, mas também ressalta o impacto transformador da extensão universitária com práticas de educação inclusiva e colaborativa. Este projeto pioneiro exemplifica como a união de talentos de diferentes áreas e instituições pode superar desafios e gerar obras de relevância cultural e social. À medida que o curta-metragem estreia no Festival Cine PE, fica evidente que a combinação de inovação tecnológica, compromisso social e dedicação coletiva tem o poder de transcender barreiras e inspirar futuras gerações de cineastas e designers.
Curta “Nova Aurora” (18 min)
Lançamento: Cine PE, filme de abertura da mostra competitiva Pernambuco de Curta-metragem
Data e horário: 7 de junho, às 19h
Local: Cinema do Teatro do Parque, bairro Boa Vista, Recife-PE.
Entrada: gratuita. Os ingressos são distribuídos por ordem de chegada, a partir de duas horas antes do evento.
Mais informações sobre o filme em @novaauroraofficial.