Você está aqui: Página Inicial > Contents > Eventos > Museu Itinerante do Grupo de Pesquisa em História da Educação Controle é apresentado na 8ª Feira de Contabilidade do CCAE
conteúdo

Notícias

Museu Itinerante do Grupo de Pesquisa em História da Educação Controle é apresentado na 8ª Feira de Contabilidade do CCAE

publicado: 09/10/2023 11h48, última modificação: 09/10/2023 11h48
O evento foi realizado na última quarta-feira (04), e contou com exposições de projetos de extensão e empresa júnior, além de estímulo ao aprendizado contábil por meio da comercialização de alimentos e da apresentação de Museu Itinerante

Na última quarta-feira (04), aconteceu no CCAE, Campus IV da UFPB, em Mamanguape (PB) a 8ª Feira de Contabilidade, que contou com a apresentação do Museu itinerante do Grupo de Pesquisa em História da Educação Controles (GHEC) da UFPB.

 O Museu Itinerante teve como proposta uma visitação histórica ao passado da contabilidade na Paraíba e no Brasil, oferecendo uma visão única e detalhada do exercício da profissão sob diferentes aspectos, como os instrumentos e materiais utilizados pelos profissionais de contabilidade, documentos, equipamentos, livros, fotos históricas e relíquias ligadas à área.

 O Museu itinerante do GHEC também apresentou a história da Companhia de Tecidos Rio Tinto (CTRT), destacando sua influência na educação profissionalizante industrial. A partir da exposição de estudo produzido pelo Dr. Jassuipe Morais em sua tese de doutorado, foi revelado como a educação preparou os alunos para o mundo industrial, e como essa experiência moldou a cultura social e política na região.

 Além do citado estudo, houve também a disponibilização de todo o acervo científico produzido ao longo dos anos pelo Prof. Jassuipe e por seus orientandos, como trabalhos de conclusão de curso, artigos em livros e periódicos, incluindo estudos realizados em Portugal, através das Escolas Profissionais na Universidade de Coimbra.

 O Prof. Dr. Jassuipe Morais, como grande impulsionador do projeto, destaca a importância da difusão da história da profissão da contabilidade, ressaltando a relevância do conhecimento para compreensão do contexto atual do trabalho e das práticas contábeis:

“Entendo que a história da contabilidade proporciona um contexto para os processos contábeis modernos. Compreender as origens dos métodos contábeis utilizados hoje em dia ajuda os estudantes a enxergar além das fórmulas e técnicas, permitindo-lhes compreender a lógica por trás desses métodos. Vejo também que estudar a história da contabilidade ajuda os alunos a entenderem como as práticas contábeis estão intrinsecamente ligadas às mudanças sociais, políticas e econômicas. Isso os ajuda a contextualizar os desafios contemporâneos e a adaptar suas habilidades para as necessidades em constante mudança do mundo dos negócios, local onde estarão inseridos ao término do curso”.

 A exposição educativa do Museu Itinerante foi possível graças ao apoio essencial do CNPq, por meio do Edital Universal. O CNPq, como Fundação Pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, é de suma importância para impulsionar a pesquisa e a produção científica no campo contábil do GHEC, com o fornecimento de bolsas de estudo e de financiamento de projetos de pesquisa. Neste sentido, o Professor Jassuipe Morais ressalta o papel do CNPq como impulsionador da iniciativa:

 “Acredito que o CNPq desempenha um papel fundamental na transformação do projeto do GHEC em um centro de excelência em pesquisa contábil e educação técnico-profissional. Ao oferecer bolsas e recursos financeiros, o CNPq viabiliza pesquisas, participações em eventos e publicações científicas. Isso não apenas incentiva a produção acadêmica de alta qualidade, mas também coloca a instituição no mapa global da pesquisa contábil. O reconhecimento do CNPq valida o trabalho árduo de nossas pesquisas e dos alunos, proporcionando-lhes a oportunidade de contribuir significativamente para o desenvolvimento da contabilidade como disciplina e profissão. O apoio contínuo do CNPq é crucial para sustentar e ampliar esses esforços, transformando não apenas o GHEC, mas também o cenário da contabilidade no país. Nosso desejo é que nossas ações educativas a exemplo do Museu do GHEC e de nossas publicações seja um ponto de inspiração para pesquisas na temática de História da Educação Contábil e que contribua com História da Contabilidade”.

Por fim, o Professor Jassuipe Morais comenta a motivação de pesquisar o tema:

 “Essa conquista que foi apresentada na 8ª Feira de Contabilidade parte de minha insistência como pesquisador líder do Grupo de Pesquisa GHEC em captar recursos e tentar despertar o interesse dos alunos por uma temática muitas vezes subestimada nos círculos acadêmicos e profissionais da contabilidade. A falta de valorização da pesquisa histórica contábil pode resultar em uma lacuna no entendimento do presente e do futuro da profissão contábil. Ao buscar financiamento para essa área de estudo, eu estou na verdade, investindo no fortalecimento da base do conhecimento contábil”.

 A 8ª Feira de Contabilidade, realizada semestralmente no CCAE/UFPB Unidade Mamanguape, paralisada em face a pandemia e retomada neste semestre, foi um evento animado e educativo promovido por alunos da Disciplina Contabilidade 1, ministrada pelo professor Jassuipe Morais. Inspirada no livro "O Jogo da Contabilidade - Iniciação à Contabilidade", a feira contou com seis grupos responsáveis por barracas de alimentos escolhidos por eles. Esta experiência prática foi integrada à metodologia da disciplina, resultando em avaliações baseadas na aplicação real dos conhecimentos. Os participantes também apresentaram relatórios contendo demonstrativos contábeis e lançamentos das operações da feira. Além disso, o evento incluiu patrocinadores, exposições de projetos de extensão e empresa júnior, culminando em uma divertida atividade de conhecimento chamada "Torta na Cara". Foi uma celebração animada do aprendizado contábil. A grande novidade desta edição foi justamente a apresentação do Museu Itinerante do GHEC.

 Ficou interessado nas produções acadêmicas do GHEC? Acesse o link do Grupo: https://www.ufpb.br/dcsa/contents/paginas/grupo-de-pesquisa-em-educacao-e-controles-ghec

 Siga a página do Grupo de Pesquisa em História da Educação Controles (GHEC) em @ghecpesquisa

 Dados do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/37953