publicado:
01/06/2023 11h53,
última modificação:
29/06/2023 17h44
De 01 a 07 de junho serão realizadas as defesas de TCC do período 2022.2. Trata-se de um momento importante da jornada acadêmica de cada discente. Aos que vão defender, sucesso!
Abaixo segue a agenda das defesas.
Número: |
179 |
Título: |
Um contrato inteligente para gestão de consórcio de energia solar |
Resumo: |
Com o surgimento e desenvolvimento da web 3 tem-se aberto portas para a criação de moedas e aplicações descentralizada. Observando o crescimento do mercado de energia solar no Brasil de forma acelerada, explora-se nesse trabalho a possibilidade de criação de um contrato inteligente para gerenciar de forma descentralizada com consórcio de energia solar, explorando a integração entre a blockchain e o desenvolvimento web, e a possibilidade de integração com sistemas inteligentes externos.
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Aluno: |
João Heitor Lopes da Silva |
Orientador: |
Daniel Faustino Lacerda de Souza |
Banca: |
Rafael Marrocos Magalhães Marcus Williams Aquino de Carvalho
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Dia/Horário: |
Quinta, dia 01, às 08h |
Link/Sala: |
Laboratório 5 |
Número: |
180 |
Título: |
Expansão do Vlibras Widget para suporte a extração e tradução de textos em imagens |
Resumo: |
O presente trabalho aborda o VLibras Widget, uma ferramenta de acessibilidade que permite a tradução de textos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), e a sua limitação de não conseguir trabalhar com textos contidos em imagens. O objetivo do trabalho é desenvolver uma expansão para o VLibras Widget que possibilite a tradução de textos originários de imagens, utilizando tecnologias de seleção de região de interesse e reconhecimento óptico de caracteres (OCR). O trabalho visa tornar o acesso à informação mais completo e inclusivo para pessoas com deficiência auditiva.
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Aluno: |
Diêgo Raian da Silva Ferreira |
Orientador: |
Daniel Faustino Lacerda de Souza |
Banca: |
Rafael Marrocos Magalhães Marcus Williams Aquino de Carvalho
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Dia/Horário: |
Quinta, dia 01, às 09h |
Link/Sala: |
Laboratório 5 |
Número: |
181 |
Título: |
Dispositivos de IoT no monitoramento das atividades cerebrais na neurociência |
Resumo: |
A Internet das Coisas (IoT) vem revolucionando, de maneira crescente e contínua, a maneira como as pessoas dos mais diferentes grupos e camadas sociais interagem diariamente com a tecnologia, no sentido de resolver os mais diversos problemas. Conceitos recentes da tecnologia como computação ubíqua, computação pervasiva e computação móvel estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano e nesse contexto, a IoT, torna possível a interconexão de dispositivos, objetos e sensores à Internet, permitindo que eles se comuniquem e compartilhem os mais variados dados, trazendo avanços significativos em vários campos de aplicação, incluindo a saúde, como é o caso do monitoramento de sinais neurológicos importantes, como aqueles obtidos pelo eletroencefalograma (EEG). A monitorização neurológica consiste na avaliação e acompanhamento contínuo de informações obtidas através de equipamentos técnicos que detectam alterações no sistema nervoso; aqui, o uso da IoT pode ajudar a melhorar a precisão, eficiência e acessibilidade do monitoramento desses sinais. Esta pesquisa bibliográfica narrativa tem como objetivo analisar como se encontra hoje em dia a aplicação da IoT no monitoramento de sinais do EEG.
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Aluno: |
José Carlos Junior |
Orientadores: |
Augusto César Pereira da Silva Montalvão Joelson Nogueira de Carvalho |
Banca: |
Alexandre Scaico Daniel Faustino Lacerda de Souza
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Dia/Horário: |
Quinta, dia 01, às 13h |
Link/Sala: |
RE 103
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Número: |
182 |
Título: |
Processo de Testes de uma Aplicação do Serviço Público de Abrangência Nacional: Um Relato de Experiência
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Resumo: |
Este trabalho descreve o processo de automação de testes em uma empresa pública de tecnologia, as ferramentas utilizadas e as principais lições aprendidas. Neste trabalho se compartilha a experiência em utilizar um processo de automação de testes em uma aplicação em específico: o Portal Emprega Brasil. São descritas as ferramentas utilizadas para automação, gerenciamento e distribuição de atividades de testes. Sendo assim, busca-se através deste artigo contribuir compartilhando a experiência para entusiastas na área da tecnologia e automação de testes e estudantes como forma de disseminar o uso das práticas e ferramentas adotadas em outros ambientes.
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Aluno: |
Elielton da Silva Flor |
Orientadora: |
Ayla Debora Dantas de Souza Rebouças |
Banca: |
José Adson Oliveira Guedes da Cunha Thiago Luiz Luna de Lima
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Dia/Horário: |
Segunda, dia 05, às 8h |
Link/Sala: |
Laboratório 5
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Número: |
183 |
Título: |
Implementando Testes Automatizados para o sistema Computação Plugada Web: Um Relato de Experiência
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Resumo: |
A criação de testes automatizados pode ser uma tarefa complexa, principalmente pela necessidade de conhecimento técnico e de assegurar a manutenção e atualização dos testes. Neste contexto, neste trabalho é apresentado um relato de experiência relativo ao processo de implementar testes automatizados para a aplicação Web "Computação Plugada" utilizando a ferramenta Cypress. Portanto, este artigo busca apoiar outros desenvolvedores que visam implementar testes automatizados em sistemas Web utilizando a ferramenta Cypress e apoiar também a evolução do sistema sendo testado. Para tal, apresentamos conceitos sobre testes e automação de testes, o planejamento e documentação dos casos de testes e seu processo de construção, culminando na implementação dos scripts de teste e obtenção da experiência necessária.
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Aluno: |
Alex Kardell Leite de Carvalho |
Orientadora: |
Ayla Debora Dantas de Souza Rebouças |
Banca: |
Mailton Fernandes de Carvalho Thiago Luiz Luna de Lima
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Dia/Horário: |
Segunda, dia 05, às 9h30 |
Link/Sala: |
Laboratório 5
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Número: |
184 |
Título: |
Esforços em direção a cidades inteligentes no Brasil: uma revisão sistemática |
Resumo: |
Com o intenso processo de urbanização no mundo e consequentemente no Brasil, novos desafios oriundos desta transformação social surgem. Desta forma, o conceito de cidade inteligente se apresenta como uma saída para contornar as novas adversidades. O presente trabalho tem como objetivo ter uma melhor compreensão das iniciativas que vêm sendo adotadas no Brasil, buscando conhecer, agrupar e discutir sobre as iniciativas empregadas. Para isso, foi realizada uma revisão sistemática da literatura sobre a aplicação de smart cities nas cidades brasileiras.
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Aluno: |
Aisllan Dvirson Silva Bezerra |
Orientadora: |
Raquel Vigolvino Lopes |
Banca: |
Ayla Debora Dantas de Souza Rebouças Marcus Williams Aquino de Carvalho
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Dia/Horário: |
Terça, dia 06, às 10h30 |
Link/Sala: |
Laboratório 2
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Número: |
185 |
Título: |
ChatGPT: um aliado ou um desafio na revisão de textos acadêmicos? |
Resumo: |
O ChatGPT é uma ferramenta que tem gerado amplas repercussões, tanto positivas quanto negativas especialmente no meio acadêmico. Isso se deve à sua potencialidade para a geração de textos e à sua habilidade fluente e atraente na escrita, na qual seu uso indiscriminado gera discursões a respeito de autoria e plagio, levantando questionamentos sobre a possibilidade de o ChatGPT se passar por um humano. Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre os resumos gerados pelo ChatGPT e os resumos originais do curso de Sistemas de Informação da UFPB Campus IV, na área de Engenharia de Software. A intenção é avaliar quão bem o ChatGPT é capaz de imitar um humano, ao ponto de se tornar difícil identificar sua autoria. Para alcançar esses resultados, inicialmente foi conduzida uma pesquisa bibliográfica sobre o ChatGPT e sua aplicação na produção como um todo, a fim de obter uma compreensão mais aprofundada de suas capacidades. Em seguida, foi realizada uma pesquisa por meio de um formulário contendo os resumos gerados pelo ChatGPT e os resumos originais, que foi aplicado a professores de diferentes universidades, áreas de atuação e níveis de formação. Essa diversidade permitiu avaliar de forma mais abrangente a capacidade do ChatGPT. Os professores foram solicitados a determinar se o resumo foi produzido pelo ChatGPT, por um humano ou se não conseguiam identificar a origem. Essa análise comparativa tem como objetivo fornecer percepções sobre a capacidade que o ChatGPT tem de gerar resumos que se assemelhem a produções humanas.
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Aluno: |
Francisco das Chagas Fernandes de Almeida |
Orientadora: |
Yuska Paola Costa Aguiar |
Banca: |
Rafael Marrocos Magalhães Luiz Maurício Martins
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Dia/Horário: |
Quarta, dia 07, às 13h |
Link/Sala: |
RE 204 |
Número: |
186 |
Título: |
Boas práticas para desenvolvimento de APIs REST com Java/Spring Boot: Tutorial básico
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Resumo: |
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma API REST implementada com Java e Spring Boot, projetada para simular um delivery de pizza e hambúrguer, cujo objetivo é servir de exemplo para a criação de três tutoriais. O primeiro tutorial fornece um guia prático para construir uma API REST com Java e Spring Boot, focando nas operações CRUD, fundamentais para qualquer aplicação web. O segundo tutorial se aprofunda no tratamento de exceções em uma API REST com Spring Boot, que é um componente crucial para a construção de APIs de qualidade. O terceiro tutorial aborda a segurança da API, utilizando o Spring Security e o JWT para garantir a autenticação e autorização dos usuários. Cada tutorial segue estrutura semelhante, com conteúdo balanceado entre teoria e prática permitindo que os leitores possam compreender melhor os conceitos e como eles são aplicados no código. Os tutoriais criados neste trabalho devem ser úteis especialmente para desenvolvedores iniciantes que querem aprender um pouco mais sobre o que está por trás do que codificam, além de alunos em disciplinas de cursos de ensino superior de computação que abordam essa tecnologia.
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Aluno: |
Felipe Acelino de Freitas |
Orientadora: |
Raquel Vigolvino Lopes |
Banca: |
Daniel Faustino Lacerda de Souza Rodrigo Rebouças de Almeida
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Dia/Horário: |
Quarta, dia 07, às 14h |
Link/Sala: |
Laboratório 1
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