publicado:
25/10/2023 12h04,
última modificação:
13/11/2023 10h12
De 18 de outubro a 01 de novembro serão realizadas as defesas de TCC do período 2023.1. Trata-se de um momento importante da jornada acadêmica de cada discente. Aos que vão defender, sucesso!
Abaixo segue a agenda das defesas.
Número: |
187 |
Título: |
Opportunity: Uma plataforma web para gerenciar oportunidades de projetos e estágio |
Resumo: |
Este artigo aborda o desenvolvimento de um site para gerenciamento de vagas para os cursos do Campus IV, idealizado com a intenção de ajudar os alunos a terem maior facilidade de acesso a informações sobre vagas no campus, já que atualmente as vagas são anunciadas via e-mail e competem com outras mensagens de spam ou de alertas de disciplinas. Diante disso, essas informações são apresentadas no formato de cards e divididas por tipo, sendo eles estágio, projeto de extensão, projeto de iniciação científica, projeto de iniciação tecnológica e projeto de desenvolvimento, contendo uma opção para demonstrar interesse sobre as vagas em cada card, além disso, a plataforma conta por uma divisão de vagas por área . Os usuários criam uma relação com a plataforma a partir do momento que se registram na plataforma. O site foi desenvolvido utilizando algumas das principais linguagens quando se trata de desenvolvimento web como html, css, python e Javascript entre outras tecnologias, e utilizá postgreSQL como banco de dados relacional.
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Aluno: |
Kawhan Laurindo de Lima |
Orientador: |
José Adson Oliveira Guedes da Cunha |
Banca: |
Daniel Faustino Lacerda de Souza
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Dia/Horário: |
Quarta, 18, às 08h |
Link/Sala: |
RE 206
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Número: |
188 |
Título: |
SIGMAS - Sistema de Gerenciamento, Mapeamento e Alocação de Salas do Campus IV
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Resumo: |
Este artigo aborda o desenvolvimento do SIGMAS, uma plataforma web que permite às coordenações dos cursos e a direção de centro do Campus IV da UFPB centralizar e administrar todas as informações pertinentes às salas de aula em um único ambiente, facilitando o acesso e a atualização dos dados. Através dessa plataforma, é possível obter uma visualização detalhada do planejamento da alocação das salas, bem como verificar a disponibilidade de cada uma delas, evitando possíveis conflitos de horários e garantindo a otimização dos recursos e da infraestrutura disponíveis nas salas de aula. Com o objetivo de oferecer um sistema simples e eficiente, a base de dados é alimentada por meio da importação de arquivos CSV, e toda a estrutura do sistema é desenvolvida utilizando React.Js e Node.Js, com a utilização do Docker para criar os containers e realizar o deploy da aplicação no servidor.
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Aluno: |
Victor Gabriel de Lima da Silva |
Orientador: |
José Adson Oliveira Guedes da Cunha |
Banca: |
Daniel Faustino Lacerda de Souza
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Dia/Horário: |
Quarta, 18, às 09h |
Link/Sala: |
RE 206 |
Número: |
189 |
Título: |
Value Proposition: Análise de Demandas por Soluções de Tecnologia no Mercado de Rio Tinto e Mamanguape
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Resumo: |
O comércio nas grandes cidades está se atualizando para oferecer uma melhor experiência, melhorar processos e estabelecer relações mais eficientes com os clientes, graças ao avanço tecnológico. O uso de soluções tecnológicas simples tem sido adotado para reduzir custos e superar dificuldades nas operações diárias. Nesse contexto, este trabalho busca identificar as demandas existentes nas cidades de Rio Tinto e Mamanguape, localizadas na Paraíba, que são menos avançadas tecnologicamente em relação à capital. Foram realizadas entrevistas com comerciantes locais para compreender suas necessidades e identificar problemas que possam ser solucionados por meio da tecnologia, muitos dos quais podem ser solucionados através de soluções simples. Essa análise oferece uma visão mais clara das oportunidades para o surgimento de novos negócios e a resolução de problemas, contribuindo para o desenvolvimento dos estabelecimentos na região.
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Aluno: |
Danilo Soares de Carvalho |
Orientador: |
Rodrigo Rebouças de Almeida |
Banca: |
Rafael Marrocos Magalhães
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Dia/Horário: |
Quarta, 18, às 08h |
Link/Sala: |
Laboratório 1 |
Número: |
190 |
Título: |
Aplicação do Firebase como ferramenta de analise de erros de aplicações Android em POS |
Resumo: |
A música eletrônica conquistou um lugar de destaque na cultura global desde que surgiu em 1948, e desde então vem alimentando uma comunidade apaixonada de DJs, produtores musicais e fãs. No entanto, no Brasil, essa cena dinâmica ainda carece de uma plataforma dedicada e inovadora que celebre a riqueza da música produzida no país. Quando o assunto é música eletrônica no Brasil, estamos falando de um gênero que possui raízes profundas e tem evoluído ao longo de décadas, tornando-se uma parte significativa da cultura musical brasileira. Essa música eletrônica do Brasil vai do Funk Carioca até o Tecnobrega originado em Belém do Pará. A fusão de elementos eletrônicos com a rica herança musical brasileira resulta em uma paisagem sonora única e diversificada. A Bounce surge como uma resposta a essa lacuna, oferecendo um mercado virtual onde artistas podem brilhar, se conectar e colaborar, enquanto fãs desfrutam de uma experiência musical diversificada e autêntica. Este estudo aprofunda a definição da empresa, seus bens e serviços, as inovações que espera produzir, o mercado que atenderá, seus rivais, a estratégia de negócios e a chave para seu sucesso.
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Aluno: |
Pedro Henrique Botelho Teixeira |
Orientador: |
Rodrigo Rebouças de Almeida |
Banca: |
Rafael Marrocos Magalhães
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Dia/Horário: |
Quarta, 18, às 09h |
Link/Sala: |
Laboratório 1
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Número: |
191 |
Título: |
Avaliando as Habilidades de Pensamento Computacional em Graduandos Ingressantes dos Cursos de Computação
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Resumo: |
O objetivo deste trabalho é avaliar as habilidades de Pensamento Computacional (PC) nos estudantes ingressantes dos cursos de computação da UFPB - Campus IV - Rio Tinto, antes de iniciarem a disciplina introdutória de programação. Baseado em um instrumento com questões selecionadas dos desafios do Bebras, foi aplicado um questionário online, onde os dados levantados serviram como base para medição do nível de acertos nas questões, e a partir disso, avaliar as habilidades de algoritmo e reconhecimento de padrões através de análises estatísticas, comparando-as por gênero, curso e conhecimento prévio em programação. Como resultado, é possível observar que não há nenhuma diferença significativa nessas habilidades por gênero ou curso. Porém, analisando os dados de comparações por conhecimento prévio em programação, foi constatada uma diferença nas médias entre estudantes que não têm conhecimento algum em programação e estudantes que têm um conhecimento mais avançado.
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Aluno: |
Ana Karina Carvalho |
Orientador: |
Ana Liz Souto Oliveira de Araújo |
Banca: |
Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças
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Dia/Horário: |
Quinta, 19, às 09h |
Link/Sala: |
RA 106 |
Número: |
192 |
Título: |
Uma análise descritiva da jornada acadêmica e profissional dos egressos do curso de Bacharelado de Sistemas de Informação da UFPB |
Resumo: |
A presente pesquisa teve como objetivo realizar uma análise descritiva da jornada acadêmica e profissional dos egressos do curso de Bacharelado de Sistemas de Informação da UFPB. Através de análises quantitativas e qualitativas, pode ser entendido como os egressos atuaram em estágios, projetos de desenvolvimento, atividades de pesquisa e extensão durante suas trajetórias, como também a relação entre o desempenho acadêmico e a alocação no mercado de trabalho. Os resultados sinalizam que egressos mais ativos em práticas acadêmicas durante a formação apresentaram um melhor preparo e adaptação no mercado de Tecnologia da Informação. Ainda, a pesquisa identificou padrões diferentes de transição para a vida profissional, possibilitando percepções para aprimorar a formação acadêmica e a inclusão dos egressos no setor de TI.
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Aluno: |
Erivelton Nascimento dos Santos |
Orientador: |
José Adson Oliveira Guedes da Cunha |
Banca: |
Thaise Kelly de Lima Costa
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Dia/Horário: |
Quarta, 25, às 13h |
Link/Sala: |
RA 106
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Número: |
193 |
Título: |
Detecção de Deep Fakes: Uma revisão terciária |
Resumo: |
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Aluno: |
Ronaldo de Holanda Neves Filho |
Orientador: |
Rafael Marrocos Magalhães |
Banca: |
Daniel Faustino Lacerda de Souza Rodrigo Rebouças de Almeida
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Dia/Horário: |
Quinta, dia 26, às 08h |
Link/Sala: |
Laboratório 1 |
Número: |
194 |
Título: |
Desenvolvimento de um Data warehouse para análise de indicadores de saúde pública na Paraíba |
Resumo: |
Este trabalho apresenta a concepção de um amplo sistema de Data Warehouse utilizando dados de saúde pública. A abordagem adotada inclui a implementação de um processo de EL-T (Extração, Carregamento e Transformação) automatizado especificado em 6 etapas, onde o processo de EL-T se repete por duas vezes. A primeira etapa consiste na extração de grupos de dados específicos de várias fontes, seguido pelo processo de carregamento, onde esses dados são carregados em uma Staging Area, iniciando outra etapa, a etapa de transformação de dados. Esse primeiro ciclo fecha a primeira parte do EL-T, iniciando a segunda parte, onde há o desenvolvimento de uma modelagem dimensional para o Data Warehouse juntamente com o processo de BI que visa demonstrar a eficácia e aplicabilidade do Data Warehouse na prática. Em seguida o processo de EL-T se reinicia: a extração de dados já consolidados da Staging Area, o carregamento no Data Warehouse e a finalização das transformações dos dados presentes no Data Warehouse. Com os dados integrados no Data Warehouse, surge a construção de um dashboard intuitivo para análises de dados.
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Aluno: |
Aderaldo Carvalho de Melo Neto |
Orientador: |
Marcus Williams Aquino de Carvalho |
Banca: |
Raquel Vigolvino Lopes
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Dia/Horário: |
Quinta, 26, às 09h20 |
Link/Sala: |
RA 202
https://meet.google.com/hxh-ruvf-bju
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Número: |
195 |
Título: |
AçãoJá - Uma plataforma web para visibilidade de ações sociais |
Resumo: |
A crescente insegurança alimentar no Brasil resulta em uma crescente demanda por doações, alguns grupos e empresas atuam nessa constante demanda, porém o cenário atual apresenta diversas limitações. Com a presença cada vez maior da internet em nosso cotidiano, naturalmente algumas aplicações surgiram para auxiliar nessa vazão de pedidos, seja na divulgação, arrecadação ou organização. Baseado nisso, este trabalho aborda o desenvolvimento de uma solução que atua como um agregador de ações sociais, permitindo seu cadastro e visualização por qualquer usuário geograficamente próximo.
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Aluno: |
Wendel Renato Gomes Barbosa |
Orientador: |
Alexandre Scaico |
Banca: |
Thaise Kelly de Lima Costa
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Dia/Horário: |
Terça, 31, às 09h |
Link/Sala: |
RA 203
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Número: |
196 |
Título: |
Explorando a Web3: Implantando Aplicações Web em uma Arquitetura Descentralizada |
Resumo: |
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Aluno: |
Francisco Artur Bernardo Neto |
Orientador: |
Daniel Faustino Lacerda de Souza |
Banca: |
Rafael Marrocos Magalhães
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Dia/Horário: |
Terça, 31, às 09h |
Link/Sala: |
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Número: |
197 |
Título: |
Testando o Sistema "Keep Current" usando a Ferramenta Katalon: Um Relato de Experiência
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Resumo: |
A automação de testes é uma atividade que traz vários benefícios aos projetos de software. No entanto, nem sempre ela é trivial, principalmente para iniciantes. Considerando isso, o objetivo deste artigo é apoiar pessoas iniciantes na área de testes compartilhando a experiência obtida ao implementar testes automáticos para o sistema Web “Keep Current” utilizando a ferramenta Katalon e também melhorar a qualidade desse sistema identificando defeitos e melhorias futuras que podem ser implementadas. Algumas das principais lições aprendidas a compartilhar foram a importância de documentar o planejamento de testes, como também obter conhecimento sobre os benefícios e riscos da automação de testes.
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Aluno: |
Marta Regina Camilo Gomes |
Orientador: |
Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças |
Banca: |
Daniel Faustino Lacerda de Souza Mailton Fernandes de Carvalho
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Dia/Horário: |
Terça, 31, às 10h |
Link/Sala: |
Laboratório 5
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Número: |
198 |
Título: |
Ferramentas para Automação de Testes de Aplicativos Android: Um Mapeamento Sistemático da Literatura
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Resumo: |
Aplicações para dispositivos móveis estão presentes em sua diversidade no dia a dia das pessoas para atender diversas atividades, sejam elas do âmbito do lazer ou de serviço. Para produzir essas aplicações com qualidade, é importante explorar ferramentas e técnicas de testes. Considerando isso, o presente artigo visa apresentar um levantamento de ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas para testar a interface de aplicações Android com base em uma revisão sistemática da literatura na biblioteca digital da ACM. Por meio dessa revisão, foram identificadas 33 ferramentas e diferentes técnicas que podem apoiar o teste desse tipo de software.
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Aluno: |
Annielle Crispim e Medeiros |
Orientador: |
Ayla Débora Dantas de Souza Rebouças |
Banca: |
José Adson Oliveira Guedes da Cunha Emmanuel Mendes Alves
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Dia/Horário: |
Terça, 31, às 11h |
Link/Sala: |
Laboratório 5
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Número: |
199 |
Título: |
Projeto Conectando Gerações |
Resumo: |
Este artigo apresenta a ideia, desenvolvimento e implementação de Tecnologia como ensino no Serviço Social de uma pequena cidade que precisou passar por diversas alterações de definições, mas mantendo sempre o foco principal, o desenvolvimento Social. As incertezas de tempo, material e principalmente financiamento que trazem insegurança no limiar de um planejamento, desenvolvimento e implementação de um curso voltado à tecnologia e ao Social, onde se exige pensamentos rápidos com soluções simples em menor tempo com o menor custo possível. Todo o processo de planejamento, revezes e replanejamento está descrito de forma a mostrar a dificuldade de se trabalhar na realização de projetos que dependem de parcerias público-privadas e como se buscou soluções para que o projeto não fosse descontinuado são apresentados.
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Aluno: |
Thiago Robson Oliveira da Silva |
Orientador: |
Alexandre Scaico |
Banca: |
Thaise Kelly de Lima Costa
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Dia/Horário: |
Terça, 31, às 11h |
Link/Sala: |
RA 203
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Número: |
200 |
Título: |
Aplicação de modelos inteligentes em imagens de Raio-X para estimativa de maioridade utilizando o índice de maturação do terceiro molar
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Resumo: |
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Aluno: |
Vinícius Lins de Vasconcelos |
Orientador: |
Rafael Marrocos Magalhães |
Banca: |
Daniel Faustino Lacerda de Souza Rodrigo Rebouças de Almeida
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Dia/Horário: |
Quarta, 01, às 08h |
Link/Sala: |
Laboratório 5 |
Número: |
201 |
Título: |
Processo de Implantação da LGPD em Empresas: Um Caminho para a Conformidade e Privacidade dos Dados Pessoais
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Resumo: |
A conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é de suma importância devido à necessidade de proteger a privacidade dos indivíduos, promover a transparência e garantir a confiança dos consumidores. Esta conformidade é um processo contínuo, dada a evolução das regulamentações e a crescente conscientização pública sobre a proteção de dados.A LGPD é parte de um movimento global em direção à proteção de dados pessoais e à privacidade, seguindo princípios semelhantes ao Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia. Sua implementação visa não apenas resguardar os direitos dos indivíduos, mas também promover a confiança e a segurança nas operações de negócios, tornando-se uma parte integral das práticas empresariais responsáveis e sustentáveis no cenário digital.
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Aluno: |
Cleyton Albuquerque de Fontes |
Orientador: |
Daniel Faustino Lacerda de Souza |
Banca: |
José Adson Oliveria Guedes da Cunha
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Dia/Horário: |
Quarta, 01, às 09h |
Link/Sala: |
Laboratório 5
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