Notícias
Colação de grau coletiva do CCAE marca a perseverança das estudantes do curso de Secretariado Executivo Bilíngue
A beca e o capelo, vestimentas típicas das solenidades universitárias, foram acrescidos de outro elemento que ressaltava a origem indígena Potiguara da estudante Daiane Barbosa. A discente e mais dez graduandas do Bacharelado em Secretariado Executivo Bilíngue entraram no auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na unidade de Mamanguape, na tarde da quarta-feira (11), para receberem o diploma de concluintes na cerimônia de colação de grau coletiva.
Natália Brito, Andrea Gomes, Gabriela Santos, Mayanna Pedrosa, Daiane Barbosa, Eduarda Rodrigues, Wyllane Batista, Fabiana Meireles, Alynne Costa, Rosana Alino e Lucienne Pereira formaram a presença feminina dominante dos graduandos do semestre 2024.1 do curso. O auditório do campus estava lotado para testemunhar a conquista das estudantes que enfrentaram a pandemia de Covid-19 e por muito pouco não foram prejudicadas. Algumas estavam no último semestre do prazo máximo para concluir o curso.
A cerimônia de colação de grau do CCAE foi presidida pela pró-reitora de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), Geórgia Dantas Macedo, representando a reitora Terezinha Domiciano. Também compuseram a mesa da solenidade o diretor do centro, professor Joseilme Fernandes Gouveia, a Chefe do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, Cibelle da Silva Santiago, a coordenadora do curso de Secretariado Executivo Bilíngue, Maria Luzitana Conceição dos Santos, além dos coordenadores ou vice-coordenadores dos cursos de Administração, Antropologia e Culturas Indígenas, Ciências Contábeis, Design, Ecologia, Matemática e de Sistemas de Informação. Entre eles também estava a professora Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger, eleita como paraninfa geral das turmas.
Os sentimentos de fim de ciclo dos estudantes na graduação ficaram expressos no discurso do discente do curso de Design, Francisco de Assis Fernandes Júnior, escolhido como orador para falar em nome de todos eles.
Com o braço direito estendido, a concluinte Gabriela Santos guiou as sua colegas na prestação do Juramento do curso. Já a estudante Natália Brito representou a sua turma para receber o grau, concedido pela pró-reitora da Prape. Entre as formandas, Andrea Gomes foi a estudante agraciada com a Láurea Acadêmica, uma honraria entregue a estudantes de graduação que se destacam no desempenho acadêmico.
A Láurea Acadêmica não foi concedida apenas pela coordenadora do curso, a professora Maria Luzitana Conceição dos Santos. A docente convidou a vice-coordenadora do curso de Secretariado Executivo Bilíngue, a professora Rosimery Marinho, e o técnico-administrativo em educação, Sidney Fabio da Nóbrega Medeiros Júnior para acompanhá-la no anúncio e na entrega. “Na coordenação de secretariado trabalhamos em equipe para entregar um serviço de qualidade. Embora apenas uma pessoa (eu) assine a Láurea, a construção é coletiva”, destacou a professora Maria Luzitana Conceição dos Santos.
Em seu discurso, a pró-reitora da Prape, Geórgia Dantas Macedo, destacou que a colação de grau era um momento de reflexão, celebração e esperança, ressaltando a perseverança dos estudantes que enfrentaram adversidades, como a pandemia de Covid-19. “Hoje vocês não recebem apenas um diploma, mas também um reconhecimento de que são capazes de transformar o mundo ao seu redor. Vocês não saem daqui apenas como profissionais preparados para o mercado de trabalho, mas também como cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa”, enfatizou a pró-reitora.
Texto: Marcella Machado
Fotos: Sidney Medeiros e Ascom/CCAE