Notícias
Ministra da Agricultura diz que não há risco de desabastecimento e que preço do arroz deve cair em breve
Para a despreocupação do consumidor brasileiro, não há possibilidade de haver o desabastecimento de arroz no país, e que uma possível queda de preço do produto se aproxima, devido às medidas que serão adotadas pelo governo, como afirma em suas redes sociais, Tereza Cristina, ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
No dia 09 de setembro, foi decidido pelo Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) que a alíquota do imposto de importação referente ao arroz em casca seria zerada, e esse beneficiamento será até o 31 de dezembro.
A decisão define que uma quota de 400 toneladas poderá entrar no Brasil isento da taxa para que a população brasileira encontre o arroz nas prateleiras dos comércios.
De acordo com Tereza Cristina, o aumento do alimento se deu em função da queda de sua produção, refletindo na variação de preço que não era vista por muito tempo em relação a esse produto.
O Ministério da Agricultura afirma que é esperado um aumento da produção de arroz na próxima safra (2020/21), podendo chegar a uma colheita de 12 milhões de toneladas, representando um crescimento de 7,2% em relação à última safra, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A alíquota em questão é definida pelo Comitê-Executivo de Gestão (Gecex), que é integrado pela Presidência da República, pelos Ministérios da Economia, das Relações Exteriores e Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
REFERÊNCIA:
GOVERNO DO BRASIL. Ministra da Agricultura diz que não há risco de desabastecimento e que preço do arroz deve cair em breve. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/agricultura-e-pecuaria/2020/09/ministra-da-agricultura-diz-que-nao-ha-risco-de-desabastecimento-e-que-preco-do-arroz-deve-cair-em-breve. Acesso em: 15 de setembro de 2020.