Notícias
APLICAÇÕES NA CADERNETA DE POUPANÇA EM ALTA PARA OS BRASILEIROS
No último dia 06, o Banco Central (BC) informou que mesmo diante da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) a caderneta de poupança se mostrou em alta para os brasileiros, o mês de Outubro registou o maior resultado para o mês desde o início da série histórica, em 1995. Diante disso, com o resultado do mês passado, foi acumulado entradas liquidas de R$144,23 bilhões nos 10 primeiros meses do ano.
A aplicação na caderneta de poupança iniciou o ano no vermelho. Em janeiro e fevereiro, os brasileiros retiraram cerca de R$15,93 bilhões a mais do que depositaram. Em março esse cenário começou a mudar, por mais incrível que pareça, com o início da pandemia, quando os depósitos começaram a superar os saques.
Diante da agitação gerada nos dois primeiros meses pela pandemia, junto com a oscilação que o tesouro sofreu em outubro deste ano, muitos brasileiros optaram por migrar para a caderneta de poupança mesmo possuindo rendimentos inferiores. Apesar da atual recuperação da bolsa de valores nos últimos meses, o interesse dos brasileiros na poupança, permanece. E assim, com rendimento de 70% da Taxa Selic (juros básicos da economia), a poupança atraiu mais recursos mesmo com os juros básicos em queda.
REFERÊNCIA
AGENCIA BRASIL. Captação da poupança bate recorde para meses de outubro. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-11/captacao-da-poupanca-bate-recorde-para-meses-de-outubro Acessado em: 16 de nov. de 2020.