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Extensão

por LCG publicado 25/09/2017 18h03, última modificação 29/08/2024 09h46
Projetos de Extensão
Título Equipe Ano
ECOS: Mostra de Cinema Ambiental, ANO III 
DESCRIÇÃO: ECOS: mostra de cinema ambiental” é um Projeto de Extensão que entrelaça cultura e meio ambiente, desenvolvido por professores, técnicos e estudantes da UFPB (sobretudo CCAE/Departamento de Engenharia e Meio Ambiente/Ecologia) em parceria com as Secretariais Municipais de Educação da Microrregião do Litoral Norte. Visa estimular a reflexão crítica sobre questões ambientais por meio de exibição de audiovisual, com fins a formação do “sujeito ecológico”. O projeto, em seu terceiro ano de realização, terá entre as suas atividades a capacitação de recursos humanos em cinema ambiental e educação; identificação de stakeholders e captação de apoiadores e financiadores; construção e fortalecimento de interlocução com rede de produtores paraibanos; levantamento bibliográfico e produção acadêmica e científica; e terá como culminância a III Edição da “ECOS: mostra de cinema ambiental”. A mostra não terá fins lucrativos e não será competitiva. A captação de produções em audiovisual será efetuada por meio de edital e, ou, a convite, selecionada pela curadoria, para exibição ao público das escolas municipais. Pretende-se a ampla exibição aos estudantes e professores do Ensino Básico do município de Mamanguape. Aos produtores/realizadores dos audiovisuais selecionados será conferida declaração de menção honrosa pela promoção de reflexões em defesa do meio ambiente. O projeto aliará às exibições, debates sobre questões ambientais e conteúdos abordados nos audiovisuais, e contará com a participação de produtores/realizadores, pesquisadores, gestores, professores e estudantes (graduação e pós-graduação), líderes comunitários e/ou de comunidades tradicionais em diálogo com o público. Espera-se, com este projeto, o “ecoar”, no sentido de “fazer-se ouvir ou sentir a grande distância, quer no espaço ou no tempo” da urgência de reflexões e ações para a proteção do meio ambiente, recuperação e uso sustentável em combate à degradação ambiental.

 

 

  • MILENA DUTRA DA SILVA (Coordenadora)

  • NADJACLEIA VILAR ALMEIDA (Colaboradora)
  • RAFAELLA SILVA LEAL (Colaboradora)

2024

2025

WEB-SIG UFPB: UMA FERRAMENTA GRATUITA PARA ACESSO E GESTÃO DO USO E OCUPAÇÃO DOS AMBIENTES FÍSICOS DA UFPB (ANO 5) 
DESCRIÇÃO: Tem como objetivo principal disponibilizar para a sociedade um Web-SIG com informações detalhadas sobre a localização, uso e ocupação  dos ambientes dos Campus I e IV da UFPB.
  • NADJACLEIA VILAR ALMEIDA (Coordenadora)

  • RAFAELLA SILVA LEAL (Coordenadora Adjunta)
  • MILENA DUTRA DA SILVA (Colaboradora)

2024

2025

(RE)Nascentes no Litoral Norte da Paraíba: círculos comunitários para o diagnóstico, avaliação e revitalização das nascentes e cursos hídricos, ANO II
DESCRIÇÃO: Esta proposta de projeto de extensão visa promover ações colaborativas para a recuperação das nascentes e cursos hídricos em um regime de cooperação entre a universidade e à comunidade estabelecida no Litoral Norte da Paraíba, na Bacia Hidrográfica do rio Mamanguape. Serão ofertadas oficinas em educação ambiental, com ênfase no diagnóstico ambiental e recuperação de nascentes e áreas ciliares. Serão estabelecidas rodas de conversas sobre nascentes e meio ambiente, métodos e técnicas de baixo custo para o monitoramento de nascentes e áreas ciliares. Em continuidade ao primeiro ano do projeto, no qual houve ênfase na a formação de multiplicadores, bem como a produção de materiais (maquetes, folder digital e cartilha didática), além da aquisição de material para análise de água, nessa nova edição serão implementadas ações que fortaleçam o vínculo com a comunidade e oficializem e consolidem parcerias com associações comunitárias, escolas e/ou ONGS. A equipe executora é constituída em uma perspectiva multidisciplinar com a atuação de profissionais com formação em biologia, agronomia, geografia etc. Os estudantes envolvidos serão oriundos dos cursos de graduação em Ecologia, entre outros. Espera-se a produção de 1 cartilha, 2 relatórios, 1 artigo, participação em evento acadêmico, e 1 relatório destinado aos órgãos gestores com fins de publicizar os achados dos projetos e relatos das intervenções. Como contribuição às comunidades envolvidas o desenvolvimento do projeto ofertará acompanhamento direto e sistemático as Comunidades Rurais, contribuindo para o fortalecimento de ações para o futuro sustentável. Os discentes extensionistas envolvidos terão oportunidade de ampliar competências e habilidades para o monitoramento ambiental e Educação ambiental em interação com a comunidade.
  • MILENA DUTRA DA SILVA (Coordenadora)

  • NADJACLEIA VILAR ALMEIDA (Colaboradora)
  • RAFAELLA SILVA LEAL (Colaboradora)

2024

2025

WEB-SIG UFPB: UMA FERRAMENTA GRATUITA PARA ACESSO E GESTÃO DO USO E OCUPAÇÃO DOS AMBIENTES FÍSICOS DA UFPB (ANO 4)
DESCRIÇÃO: Tem como objetivo principal disponibilizar para a sociedade um Web-SIG com informações detalhadas sobre a localização, uso e ocupação  dos ambientes dos Campus I e IV da UFPB.
  • NADJACLEIA VILAR ALMEIDA (Coordenadora)

  • RAFAELLA SILVA LEAL (Coordenadora Adjunta)
  • MILENA DUTRA DA SILVA (Colaboradora)

2023

2024

(RE)Nascentes no Litoral Norte da Paraíba: círculos comunitários para o diagnóstico, avaliação e revitalização das nascentes e cursos hídricos
  • MILENA DUTRA DA SILVA (Coordenadora)

  • NADJACLEIA VILAR ALMEIDA (Colaboradora)
  • RAFAELLA SILVA LEAL (Colaboradora)

2023

2024

O mapeamento ambiental participativo (MAP) como contribuição para o fortalecimento do ecoturismo na Apa da Barra de Mamanguape, Paraíba
DESCRIÇÃO: A Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) de Manguezais da Foz do Rio Mamanguape e a Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra do Rio Mamanguape, localizadas no litoral norte da Paraíba, no bioma Floresta Atlântica, possuem relevante interesse científico, pedagógico e turístico pela diversidade de ecossistemas que apresentam, servindo de habitat para espécies ameaçadas de extinção, como o peixe-boi marinho, um dos principais motivos de instituição destas Unidades de Conservação de Uso Sustentável. A Universidade Federal da Paraíba, membro representante no Conselho Gestor destas UCs, tem entre as suas ações, projetos de extensão que possuem importante papel pela troca de saberes entre os pesquisadores e a comunidade, conforme diretrizes do plano de manejo. O Ecoturismo é uma atividade prevista para a região e quando bem planejada, contribue ativamente para o empoderamento e geração de renda para a população local, e promove a conservação da natureza. Nesta proposta, docentes e discentes do PPGEMA e do PRODEMA da Universidade Federal da Paraíba e diversos parceiros integram a equipe multidisciplinar considerando a importância do material didático para a atividade de ecoturismo na APA da Barra de Mamanguape. Através das parcerias com os atores sociais, do exercício da interpretação ambiental, da aplicação da educação ambiental não-formal, e das premissas da cultura oceânica, serão realizados: diagnóstico das atividades ecoturísticas existentes; oficinas e reuniões para o mapeamento ambiental participativo (MAP) pelo uso do Green Map System sob o lema “Think Global, Map Local!”, com aplicação de QR Code que permitirá acesso a mais informações a partir da representação gráfica; e, atividades eco pedagógicas para as comunidades escolares e demais interessados. Sendo considerado o envolvimento empresarial e a responsabilidade social, se buscará a produção física do material, permitindo a propagação do saber aos colaboradores nas datas alusivas ambientais ao longo do ano. O conhecimento científico adquirido será apresentado em congresso científico e periódico indexado. Espera-se que a interface da academia e comunidade, eleve o nível de conhecimento de todos os atores envolvidos, e que o produto “guia interativo”, contribua para o fortalecimento do ecoturismo, oportunizando ao participante, momentos e mensagens que se conectem com a essência individual, trazendo o entendimento da necessidade de se preservar os patrimônios naturais em benefício da humanidade, conforme os preceitos da Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.
  • GEORGE EMMANUEL CAVALCANTI DE MIRANDA (Coordenador)

  • NADJACLEIA VILAR ALMEIDA (Colaboradora)
  • KARINA MASSAI (Colaboradora)

2023

2024

ECOS: Mostra de Cinema Ambiental - ANO II
Descrição: O projeto visa estimular a reflexão crítica sobre questões ambientais por meio de exibição de audiovisual, com fins a formação do “sujeito ecológico”. O projeto, em seu segundo ano de realização, terá entre as suas atividades a capacitação de recursos humanos em cinema ambiental e educação; identificação de stakeholders e captação de apoiadores e financiadores; levantamento bibliográfico e produção acadêmica e científica; e terá como culminância a II Edição (itinerante) da “ECOS: mostra de cinema ambiental”. A mostra não terá fins lucrativos e não será competitiva. A captação de produções em audiovisual será efetuada por meio de edital e, ou, a convite, selecionada pela curadoria, para exibição nas escolas municipais. Pretende-se a ampla exibição aos estudantes e professores do Ensino Básico do município de Mamanguape. Aos produtores/realizadores dos audiovisuais selecionados será conferida declaração de menção honrosa pela promoção de reflexões em defesa do meio ambiente. O projeto aliará às exibições, debates sobre questões ambientais e conteúdos abordados nos audiovisuais, e contará com a participação de produtores/realizadores, pesquisadores, gestores, professores e estudantes (graduação e pós-graduação), líderes comunitários e/ou de comunidades tradicionais em diálogo com o público. Espera-se, com este projeto, o “ecoar”, no sentido de “fazer-se ouvir ou sentir a grande distância, quer no espaço ou no tempo” da urgência de reflexões e ações para a proteção do meio ambiente, recuperação e uso sustentável em combate à degradação ambiental.
  • MILENA DUTRA DA SILVA (Coordenadora)

  • NADJACLEIA VILAR  ALMEIDA (Coordenadora Adjunta)
  • EVIO EDUARDO CHAVES DE MELO (Coordenador Adjunto)
  • CARLA SORAIA SOARES DE CASTRO (Colaboradora)
  • LINCOLN ELOI DE ARAUJO (Colaborador)
  • FILIPE ARAO DE SOUZA LIMA (Colaborador)
  • RAFAELLA SILVA LEAL (Colaboradora)
  • MAIRA SANTOS LIMA (Bolsista)
  • ANA LUIZA EPIFANIO DE SOUZA (Voluntária)
  • EMANUEL DE SOUSA BARBOSA (Voluntário)
2022
WEB-SIG E ACESSO LIVRE A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS AMBIENTES FÍSICOS DA UFPB
DESCRIÇÃO: Tem como objetivo principal disponibilizar para a sociedade um Web-SIG com informações detalhadas sobre a localização, uso e ocupação  dos ambientes dos Campus I e IV da UFPB.
  • Nadjacleia Vilar Almeida (Coordenadora) 
  • Milena Dutra da Silva (Coordenadora Adjunta)
  • Filipe Arão de Souza Lima (Colaborador)
  • Rafaella Silva Leal (Apoio Técnico)
  • Maria Eduarda Freitas (Bolsista) 
  • João Paulo Rodrigues de Lima (Bolsista) 
  • João  Victor Dionísio Arcanjo (Voluntário) 
  • Rayane da Silva Calixto (Voluntária)
  • Victória Beatrice Malagueta Santana (Voluntária) 
2022
COMISSÃO DE GESTÃO AMBIENTAL: WEB-SIG E ACESSO LIVRE A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DOS AMBIENTES FÍSICOS DA UFPB
DESCRIÇÃO: Tem como objetivo principal disponibilizar para a sociedade um Web-SIG com informações detalhadas sobre a localização, uso e ocupação  dos ambientes do Campus I da UFPB.
  • Nadjacleia Vilar Almeida (Coordenadora)
  • Filipe Arão de Souza Lima (Auxiliar Técnico)
  • Elaine Belarmino da Silva (Bolsista)
  • Daniela Maria Fernandes Tavares (Voluntário)
  • Deborah Lopes Correia Lima (Voluntário)
  • Deborah Lucena Moura (Voluntário)
  • Glauce Lene Rufino Chaves (Voluntário)
  • Lysanne Souza de Moura (Voluntário)
  • Roberto Pereira de Moraes Filho (Voluntário)
  • Shara Sonally (Voluntário)
  • Thalita Raquel Pereira de Oliveira (Voluntário)
2020

AS GEOTECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ESTUDO DO MEIO AMBIENTE (Ano II)

DESCRIÇÃO: O curso de ecologia possui uma grade curricular interdisciplinar que aborda desde as interações entre os seres vivos e entre os seres vivos e seu meio, até as consequências das atividades antrópicas, caracterizando-se como uma área do conhecimento com uma visão holística e integradora do ambiente. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) destacam a presença da ciência e da tecnologia nas atividades produtivas e a crescente necessidade do uso de computadores pelos alunos nas atividades escolares. O uso das tecnologias da informação aliadas ao uso das geotecnologias podem dinamizar as aulas e minimizar a escassez de recursos didáticos. Assim, a presente proposta tem como objetivo geral demonstrar o potencial das geotecnologias como recurso didático no ensino, principalmente das disciplinas de Geografia e Ciências. O projeto será desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Burity, no município de Rio Tinto – PB em duas etapas: treinamento dos extensionistas, seleção e preparação de aulas com uso das geotecnologias; e, intervenções orais e práticas em aulas especificas das disciplinas de geografia e ciências para uso das geotecnologias. Espera-se que os docentes e discentes da escola se apropriem de novas linguagens e tecnologias de (geo)informação para dinamizar a construção do conhecimento dos discentes e consequentemente uma melhor compreensão sobre os assuntos trabalhos com o auxilio das geotecnologias.

 

  • Nadjacleia Vilar Almeida (Coordenadora)
  • Iara dos Santos Medeiros (Coordenadora Adjunta)
  • Moisés de Brito Silva (Auxiliar Técnico)
  • Tiago Souza Clemente (Aluno - Bolsista)
2018

AS GEOTECNOLOGIAS NA SALA DE AULA: RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ESTUDO DO MEIO AMBIENTE

DESCRIÇÃO: O uso das tecnologias da informação aliadas ao uso das geotecnologias podem dinamizar as aulas e minimizar a escassez de recursos didáticos. Assim, o projeto tem como objetivo capacitar recursos humanos na utilização das geotecnologias para geração de materiais didáticos sobre o meio ambiente contribuindo para o ensino de Geografia, Biologia, Ciências e História. O projeto esta sendo desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Burity, no município de Rio Tinto – PB 

  • Nadjacleia Vilar Almeida (Coordenadora)
  • Jonas Fernandes da Silva (Vice-Coordenador)
  • Ana Pavla Almeida Diniz Gurgel (Colaboradora)
  • Milena Dutra da Silva (Colaboradora)
  • Mayara de Sousa Dantas(Colaboradora)
  • Iara dos Santos Medeiros(Colaboradora)
  • Lincoln Eloi de Araujo (Colaborador)
  • Tiago Souza Clemente (Voluntário)
  • Yara Iris França de Souza (Bolsista)
2017 

ECOLOGIA APLICADA NA ESCOLA

DESCRIÇÃO:  Projeto de extensão com o objetivo de ampliar o conhecimento dos discentes e auxiliar os docentes para melhorar a qualidade do ensino da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Luiz Gonzaga Burity sobre a diversidade ecológica, além de promover a conscientização da preservação do meio ambiente da comunidade escolar e circunvizinha.

  • Évio Eduardo Chaves de Melo - Coordenador
  • Nadjacleia Vilar Almeida - (Colaboradora)
  • Milena Dutra da Silva – (Colaboradora)
  • Zelma Glebya Maciel Quirino - (Colaboradora).
2016