Pensamento ecossistêmico e ação em rede na construção de pontes entre pesquisa, governança e participação social
O Grupo de Pesquisa IRIS - Inovação para Resiliência, Inclusão e Sustentabilidade - é uma iniciativa multi-institucional sediada no Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba cujo objetivo principal é desenvolver abordagens transdisciplinares que combinem síntese teórica, grandes conjuntos de dados e desenvolvimento de aplicações, particularmente no que se refere à proposição de estratégias de inovação social e políticas públicas baseadas em ciência e tecnologia. A atuação do IRIS é fundamentada no pensamento ecossistêmico e na abordagem de redes, não somente como ferramentas de análise mas também como bases da filosofia de pesquisa e estratégia de síntese para construção social da resiliência em suas múltiplas dimensões e escalas.
Destaques |
Palestra - Como transformar paisagens ambientalmente degradadas em bioeconomias regionais
Ciclo de Palestras do IRIS - II. Pesquisas aplicadas à gestão das áreas protegidas
Ciclo de Palestras do IRIS - I. Valoração ambiental da bacia do Rio Gramame, Paraíba.
Palestra "Redes sócio-ecológicas: integrando pesquisa e governança para conservação da biodiversidade, inclusão social e fortalecimento de economias regionais".
Reportagem: Campus IV da UFPB e IRD ESPACE DEV co-lideram proposta |
Conheça ações e projetos desenvolvidos por pesquisadores do IRIS |
CENFA: Proposta de construção do Corredor Ecológico do Norte da Floresta Atlântica. O Corredor Ecológico do Norte da Floresta Atlântica (CENFA) é o componente central de uma proposta de estratégia regional para transformação de paisagens ambientalmente degradadas em bioeconomias resilientes e inclusivas, tendo como base a integração entre pesquisa, inovação, a ação multi-institucional em rede e a participação democrática. A construção do processo de viabilização do CENFA acontece no âmbito do Fórum Permanente da Sustentabilidade. Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - SinBiose (CNPq). Pesquisadores do IRIS integram o projeto de síntese "Integrando dados e modelos de redes eco-evolutivas e socioeconômicas para entender e prever surtos de doenças tropicais negligenciadas" junto ao Sinbiose-CNPq. O projeto é institucionalmente coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro) e conta com a participação de diversas instituições de pesquisa brasileiras. Mais informações sobre esse projeto serão disponibilizadas em breve. Combate ao Coronavírus. Conheça as ações realizadas por pesquisadores do IRIS, que trabalham voluntariamente na análise e modelagem de dados para amparar a tomada de decisões referente às estratégias de enfrentamento da pandemia do SARS-CoV-2. Café Ecológico - Série de palestras que discute grandes temas em Ecologia sob coordenação de Joel S. Santos e Rafael L. G. Raimundo, do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente |
Os conteúdos desta página são licenciadas sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Universidade Federal da Paraíba - UFPB
Campus IV - Litoral Norte -Rio Tinto - PB - Brasil
CEP: 58297-000