NEOS
por Coordenação
—
publicado
10/07/2023 10h47,
última modificação
12/12/2024 08h29
Núcleo de Estudos sobre Organização e Sociedade
Sobre o NEOS
O Núcleo de Estudos sobre Organização e Sociedade é um grupo de pesquisa vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do CCAE/UFPB. Criado no ano de 2014, tem por objetivo discutir as dinâmicas sociais elaboradas a partir de diferentes contextos organizacionais, bem como seus impactos na sociedade. Ao mesmo tempo, buscamos compreender como mudanças sociais mais amplas impactam e modificam o papel das organizações na sociedade contemporânea.
Linhas de pesquisa
Linha 1: Informação, conhecimento e aprendizagem | |
Objetivo: | Tem o intuito de discutir as possibilidades de interação entre as gestões da informação, do conhecimento e da aprendizagem nas organizações. Em uma descrição abrangente, pode-se dizer que a linha envolve as concepções conceituais e práticas da gestão da informação e conhecimento; modelos de gerenciamento da informação e do conhecimento; perspectivas teóricas e práticas da aprendizagem no meio acadêmico e empresarial; aprendizagem gerencial no campo organizacional; aspectos e desafios relacionais entre as gestões da informação, do conhecimento e da aprendizagem nas organizações. |
Pesquisadores: |
Profª Drª Márcia Mª de Medeiros Travassos Saeger
Prof. Dr. Thales Batista de Lima
Profª Drª Nívea Marcela Marques Nascimento Macêdo
Prof. Ms. Saulo Emannuel Vieira Maciel
|
Linha 2: Inovação, desenvolvimento e sustentabilidade | |
Objetivo: | Tem como objetivo abordar questões centrais que explorem a inovação nos diferentes tipos de organizações, desenvolvendo estudos sobre ecossistemas de inovação, inovação e tecnologia, inovação disruptiva, inovação e empreendedorismo, inovação socioecológica e inovação social. |
Pesquisadores: |
Profª Drª Maria Angeluce Soares Perônico Barbotin
Profª Drª Eliane Martins de Paiva
Adm. José Bezerra Honório
|
Linha 3: Políticas públicas, inovação e desenvolvimento | |
Objetivo: | Visa investigar questões relacionadas às políticas públicas em seus diversos aspectos teóricos e empíricos, abarcando temas como: políticas públicas de geração de trabalho e renda, de qualificação da mão de obra, políticas de investimento e capacitação tecnológica, reestruturação empresarial, informação tecnológica e expansão da capacidade produtiva, sistemas produtivos locais, concentração de renda e desigualdades sociais, desenvolvimento econômico e/ou social no âmbito local, regional, nacional ou global. |
Pesquisadores: |
Profª Drª Edilane do Amaral Heleno
Profª Ms. Tabira de Souza Andrade
Prof. Ms. Manoel Heleno da Silva
|
PUBLICAÇÕES
Artigos publicados em periódicos |
LOURENCO, C. S.; LIMA, M. H. G.; MACEDO, N. M. M. N.; LIMA, T. B. A produção científica sobre os estilos de aprendizagem e a experiência docente e discente no ensino em administração na última década. Desafio Online, v. 12, p. 52-69, 2024.
|
ARAÚJO, G. M. C.; SAEGER, M. M. M. T.; PINHO NETO, J. A. S.; ANDRADE, T. S. Impactos da implementação de um sistema de informação em uma agroindústria na Paraíba. Revista Fatec Zona Sul, v. 10, n. 5, 2024.
|
SANTIAGO, C. S.; COSTA, A. C. F.; LIMA, T. B. Qual o estilo de aprendizagem predominante nos estudantes de secretariado executivo bilíngue da Universidade Federal da Paraíba, no Brasil?. Revista Tempos e Espaços em Educação (ONLINE), v. 17, p. e20233, 2024.
|
COSTA, A. C. F.; LIMA, T. B.; SANTIAGO, C. S. Produção acadêmica sobre a relação entre metodologias colaborativas e estilos de aprendizagem: um estudo nos eventos Enanpad e Enasec. Revista Científica E-Locução, v. 12, p. 5-31, 2023.
|
COSTA, A. C. F.; LIMA, T. B.; SANTIAGO, C. S. Contribuições das metodologias colaborativas para o aprendizado dos estudantes de administração e secretariado executivo bilíngue. REVISTA PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO EM ADMINISTRAÇÃO (UFF), v. 17, p. 81, 2023 |
GOMES, E. R. ; LIMA, T. B. A articulação entre estratégias de ensino ativas e tecnologias digitais: uma revisão sistemática da literatura no contexto da administração. REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, v. 10, p. 1-24, 2023. |
SAEGER, M. M. M. T.; OLIVEIRA, C. M. G. Observatório de dados sobre orçamentos participativos da cidade de João Pessoa/PB. Pesq. Bras. em Ci. da Inf. e Bib., João Pessoa, v. 18, n. 1, p.129-139, 2023. |
GOMES, E. R. ; LIMA, T. B. Fatores mediadores na articulação entre metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino remoto emergencial: um olhar docente do curso de administração de uma instituição federal de ensino superior no Brasil. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 16, p. 72-94, 2023. |
BARBOTIN, M. A. S. P.; COSTA, M. G. S.; BALBINO FERREIRA, T.; BARREIRO, W. I. C. Secretariado Executivo e terceiro setor: um estudo de caso na ESSOR Brasil. REVISTA DE GESTÃO E SECRETARIADO, v. 13, p. 201-225, 2022. |
SAEGER, M. M. M. T.; OLIVEIRA, C. M. G. Participação social em tempos de pandemia: uma análise do Orçamento Participativo da cidade de João Pessoa/PB. Pesq. Bras. em Ci. da Inf. e Bibl., v. 17, n. 3, p. 24-31, 2022. |
AMORIM, S.K.P. ; LIMA, T. B. Implicações do ambiente virtual de aprendizagem no fomento à aprendizagem autodirecionada e transformadora: um estudo de caso com discentes de um curso de Administração. Revista Eletrônica Gestão e Sociedade, v. 17, p. 4850, 2022. |
Livros |
SAEGER, M. M. M. T.; PAIVA, E. M.; BARBOTIN, M. A. S. P.; LIMA, T. B.; ANDRADE, T. S. (Org.). NEOS 10 anos: integrando pesquisas sobre gestão, aprendizagem, inovação e desenvolvimento. Livro digital. Sal da Terra, 2024. |
LIMA, T. B.; HELENO, E. A.; BARBOTIN, M. A. S. P.; MACEDO, N. M. M. N.; SILVA, M. H. G. Estudos em organização e sociedade. 1. ed. Bayeux/PB: Sal da Terra, 2019. 218 p. |