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Primeiro dia do XII Encontro Unificado no CCAE recebe público recorde

publicado: 04/12/2024 01h51, última modificação: 04/12/2024 15h04
Programação incluiu sessões do Enid, oficinas do Enex e o Evento de Abertura com mesa de debates e lançamento de livros.

Nessa segunda-feira (02), foi dada a largada para as atividades do XII Encontro Unificado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Centro de Ciências Aplicadas e Educação, com o tema "A UFPB como protagonista da diversidade, saberes, tecnologias e inovações”. O primeiro dia de evento foi marcado pelo início das apresentações de estudantes, com as sessões do Enid, e pela Cerimônia de Abertura no Campus IV, que incluiu uma mesa de debates e o lançamento de quatro livros de autoria, em sua maioria, de professores, estudantes e técnicos administrativos do Campus Litoral Norte da instituição.  

As sessões da  XXVI edição do Encontro de Iniciação à Docência (Enid) aconteceram no Bloco MB da unidade de Mamanguape no turno vespertino. Em sete salas, os alunos realizaram 45 trabalhos de Monitoria, 10 de Tutoria (ProTut), quatro de Licenciatura (Prolicen) e três de Educação Tutorial (PET). Todos vinculados à Pró-reitoria de Graduação (PRG) da UFPB e acompanhados localmente pela Assessoria de Graduação do Centro. 

Concomitantemente, os workshops da XXI edição do Encontro de Extensão (Enex) sob a responsabilidade da Pró-reitoria  de Extensão (PROEX) e da Assessoria de Extensão no CCAE também foram iniciados. A oficina "Pedagogia Empreendedora: um novo olhar para o ensino e a extensão universitária" foi ministrada na Unidade Mamanguape, enquanto a oficina "Criação de Aplicativos com o MIT App" ocorreu na Unidade Rio Tinto. 

 

Abertura do Encontro Unificado com público recorde

 

Alunos, professores e servidores técnico-administrativos do CCAE lotaram o Auditório Paulo Freire, na Unidade Mamanguape, durante a Cerimônia de Abertura do Encontro Unificado no CCAE que aconteceu a partir das 19 horas da última segunda-feira (02). A solenidade contou com a presença da Vice-reitora Mônica Nóbrega, que presidiu uma mesa de autoridades. O auditório esteve com suas cadeiras permanentes e outras adicionais ocupadas, além de contar com um público em pé, o que gera uma estimativa de cerca de 350 pessoas no evento da noite. Esse número configura o maior público recebido pelo auditório na abertura de um Encontro Unificado no CCAE pós-pandemia.  

Também compuseram a mesa de autoridades: o Diretor do CCAE, professor Joseilme Gouveia; a Pró-reitora de Extensão, professora Bernardina Freire; o Pró-reitor de Pesquisa, professor José Roberto Nascimento; a Pró-reitora de Graduação, professora Uyguaciara Veloso; a Assessora de Pesquisa e representante dos docentes, professora Ana Maria; a secretária do Curso de Administração do centro, coordenadora de projetos de extensão e representante dos servidores técnico-administrativos, Aline Falcochio Coura; e o graduando Cleilson Morais, Coordenador Geral do DCE/UFPB, representante dos estudantes.  

Em seu discurso, a Vice-reitora, professora Mônica Nóbrega, abordou a importância da inclusão, da diversidade e da democracia na vivência universitária, formando profissionais capacitados e cidadãos éticos. Assim como transmite o próprio tema do Encontro Unificado, os trabalhos apresentados pelos estudantes refletem o desenvolvimento “de saberes técnicos e científicos, mas também embasados ​​na humanização e democratização”, explicou a professora Mônica Nóbrega. 

 

Lançamento de Livros 

Na sequência, foi realizado o lançamento de quatro livros produzidos e publicados por estudantes, professores e técnicos administrativos do CCAE durante o ano de 2024: 

Com o título “Enfrentar a violência escolar sob a perspectiva da educação popular: grupos de mediação e literatura como formas de intervenção, o livro de autoria do professor Ivonaldo Leite aborda as características da violência escolar e das abordagens a seu respeito, propondo duas estratégias práticas que visam a redução dos problemas decorrentes. Se, por um lado, sugere a criação de Núcleos de Mediação Social nas escolas, cujo braço funcional seria os grupos operativos (conforme a tradição psicossociológica), por outro lado, defende a potência da literatura com a sua capacidade de despertar reflexão sobre a subjetividade e a intersubjetividade, considerando, além disso, uma necessidade fundamental de fabulação do ser humano, na medida em que a "literatura se configura como o sonho acordado das civilizações".   

A segunda obra apresentada à noite, intitulada “Ensino de Língua Inglesa, Tecnologias e Literatura de Ficção: investigações teóricas e aplicadas, tem como autores: David Albuquerque Cavalcanti, Dyêgo Ferreira da Silva, Fabio Pessoa da Silva, Felipe Cassemiro da Silva, Gabriela Barbosa de Souto, Izabel da Silva Castro, Jeová Rocha de Mendonça, Juliene Paiva de Araújo Osias, Ruth Eduardo de Oliveira, Samara da Silva Santos, Sandra Maria Araújo Dias, Tallyta Montielly Mangueira Nunes, Tallyta Montielly Mangueira Nunes, Welton John Dos Anjos e Wendrell Andrade de Araújo Marinho. O livro está organizado em doze capítulos que abordam estudos sobre as questões relativas ao processo de ensino/aprendizagem da Língua Inglesa, mediado por tecnologias educacionais e literatura de ficção.  

Os capítulos específicos deste livro resultam de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Projetos de Iniciação Científica (PIBIC), desenvolvidos pelos alunos deste curso entre os anos de 2020 e 2023. A motivação para organizar a obra surgiu das diversas participações dos organizadores como orientadores ou como membros titulares de bancas examinadoras de TCC de alunos, bem como coordenadores e/ou colaboradores de projetos de iniciação científica do referido curso. 

A terceira obra lançada tem como título O Processo Formativo e as Propostas Curriculares nas Práticas Docentes na Educação Básica e é organizada pelos professores Aline Cleide Batista, Francymara Antonino Nunes de Assis, Joel Araújo Queiroz, Francisca Terezinha Oliveira Alves e Sônia Maria Cândido da Silva.  

Trata-se de uma coleção de trabalhos que tiveram como foco o processo formativo docente com vistas a promover reflexões, questionamentos e entendimentos de processos e práticas docentes para o Ensino Básico. Assim, os estudos reunidos em cada capítulo da obra referido, em sua maioria de autoria de pesquisadores docentes/as que em algum momento compuseram o quadro docente do Departamento de Educação/CCAE/UFPB, tratam de temas diversos que desvelam práticas multiculturalmente orientadas e apresentam como o processo formativo vem buscando trabalhar as práticas curriculares nas práticas pedagógicas, em especial, potencializando trajetórias e perspectivas de práticas formativas e profissionais que abrem a Educação do Campo, Educação Ambiental, Educação Infantil, Educação Indígena e Educação e Inclusão. 

A última obra apresentada,  à noite, foi o e-book "Inovação e Tecnologia: Desafios e Práticas na Assessoria, Comunicação e Gestão" que reúne os trabalhos apresentados no VIII Encontro de Secretariado da Paraíba (EnsecePB), realizado entre 13 e 15 de agosto de 2024, promovido pelo Laboratório de Secretariado (Labsec) em parceria com a Direção do Centro de Ciências Aplicadas e Educação, da Universidade Federal da Paraíba, em Mamanguape. As professoras Cibelle da Silva Santiago e Maika Bueque Zampier, Coordenadoras do Laboratório, participaram do livro como organizadoras.  

 

 

Mesa de Debate "A UFPB como Protagonista em Diversidade, Saberes e Inovações para um Futuro Inclusivo e Sustentável" 

A última atividade da noite teve como objetivo promover uma discussão sobre o papel da UFPB na promoção da diversidade, dos saberes tradicionais e da inovação tecnológica e social, conectando as perspectivas de internacionalização, de sustentabilidade, de gestão de tecnologia e de inclusão e refletindo sobre como essas áreas são importantes para tornar a universidade um espaço inclusivo e inovador. 

Coube ao professor Jassuípe Morais (DCSA) introduzir a mesa, refletindo sobre "Estratégias de Internacionalização e Sustentabilidade na formação de um Campus IV Inovador e Empreendedor". Por sua vez, o professor Luiz Sérgio (DCX) abordou a "Transformação Digital e Inovação no Campus IV: Desafios e Oportunidades na Gestão da TI para a Diversidade e o Protagonismo Acadêmico", enquanto a professora Luziana Silva (DCS) dialogou sobre o tema "Diversidade Cultural e Saúde: Perspectivas da Antropologia na Promoção de Práticas Inovadoras e Inclusivas". 

Portanto, toda a programação realizada evidencia que o Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba vivenciou um dia repleto de partilhas e oportunidades de aprendizagem. Clique aqui para conferir os registros do primeiro dia do XII Encontro Unificado no Campus IV.  

 

 

Fotografias e texto: Ascom/CCAE