Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > FEIRA DE PROFISSÕES: Estudantes do Ensino Médio mergulham no ambiente universitário nessa quinta-feira (28)
conteúdo

Notícias

FEIRA DE PROFISSÕES: Estudantes do Ensino Médio mergulham no ambiente universitário nessa quinta-feira (28)

publicado: 29/11/2024 18h37, última modificação: 10/12/2024 22h34

Nessa quinta-feira (28), o Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoveu a tradicional Feira de Profissões, evento que apresenta o universo acadêmico para estudantes do Ensino Médio. Realizada em parceria com a 14ª Gerência Regional de Ensino do Estado da Paraíba (14ª GRE/PB), a atividade teve como objetivo inspirar os estudantes na escolha de suas futuras carreiras. 

Ao todo, mais de 500 alunos de escolas públicas dos municípios de Capim, Itapororoca, Jacaraú, Mamanguape, Mataraca, Pedro Régis e Rio Tinto foram recepcionados. Logo na chegada ao Campus IV, as turmas de Terceiro Ano foram reunidas no Auditório Paulo Freire (imagem acima), onde receberam as boas-vindas do Diretor Joseilme Gouveia, da Vice-Diretora Fernanda Marques e da Assessora de Graduação Cibelle Santiago. Em seguida, os estudantes foram conduzidos para interagir com os universitários dos 13 cursos de graduação do Centro, organizados em salas de exposição. 

Imersão nos cursos do CCAE 

Entre os bacharelados, o curso de Ecologia (imagem abaixo) reuniu coordenadores, estagiários e bolsistas para apresentar um pouco das coleções dos seis laboratórios aos estudantes do Ensino Médio. Segundo o Coordenador do curso, Lincoln Eloi, a ideia foi possibilitar aos adolescentes a interação com diferentes áreas de trabalho dos ecólogos, desde as rochas até os mamíferos. 

Já entre as licenciaturas, o curso de Matemática promoveu jogos pedagógicos para interagir com os concluintes. A professora Jussara Paiva, coordenadora do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática, explicou: “São jogos de cunho pedagógico que permitem aos alunos vivenciarem o pensamento matemático de forma lúdica. Além disso, os jogos foram produzidos com material de baixo custo, podendo ser replicados na Educação Básica” (imagem abaixo). 

Esse contato entre o ambiente universitário e as escolas já começou a estabelecer pontes e abrir novas perspectivas. O estudante Alonso da Costa, da ECIT João da Matta, de Mamanguape, aproveitou a oportunidade para se decidir entre a área de TI e Ciências Contábeis: “Gostei muito da Feira, falei com professores e alunos de Computação, SI e Contabilidade. Tirei minhas dúvidas e já sei qual curso quero fazer”, detalhou o adolescente. 

Os graduandos do CCAE também destacaram a interação. Alessandro Ribeiro (abaixo, terceiro a partir da direita), estudante de Pedagogia e condutor na Feira de Profissões, explicou: “Desde o dia anterior já estávamos ansiosos pelo evento. Percebo que são realidades diferentes, a escola e a universidade, e que muitas vezes é difícil haver uma aproximação. Quem aproveita essa feira pode abrir os horizontes para o futuro”, contou Alessandro. 

Alunos condutores na Feira de Profissões e desenvolvedores do aplicativo

Inovação tecnológica na Feira de Profissões 

Neste ano, a Feira de Profissões do CCAE inovou ao desenvolver o aplicativo ProfON, projetado para que os alunos do Terceiro Ano tivessem mais acesso às informações dos cursos oferecidos e manifestassem interesse nos cursos desejados. 

O aplicativo foi desenvolvido por quatro graduandos do CCAE: Davison Lopes, de Licenciatura em Computação; Marcylio Nascimento, do curso de Design; e Ana Maria e Maria Nayane, ambas do curso de Contabilidade.

O ProfON pode ser acessado no link aqui ou na imagem, abaixo, e, em breve, estará disponível na Play Store.  

Para Visualizar o álbum de fotografias completo do evento, Clique na imagem a seguir:

 

 

Texto e fotos: Ascom/CCAE