Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Campus IV avança na conectividade: Rio Tinto registra aumento de 400% na velocidade da internet e Mamanguape já havia ampliado em 900%
conteúdo

Notícias

Campus IV avança na conectividade: Rio Tinto registra aumento de 400% na velocidade da internet e Mamanguape já havia ampliado em 900%

publicado: 15/04/2025 08h24, última modificação: 15/04/2025 08h24

A unidade de Rio Tinto do Campus IV da UFPB passou a contar, desde abril, com uma nova velocidade de conexão: 1 Gbps. A unidade de Mamanguape já havia recebido esse upgrade no ano passado. Considerando que a velocidade anterior em Rio Tinto era de 200 Mbps, o aumento foi de 400%. Em Mamanguape, que passou de 100 Mbps para 1 Gbps, o crescimento foi de 900%. Esses avanços representam um marco significativo na modernização da infraestrutura tecnológica do Campus IV.

Segundo o professor Joseilme Fernandes Gouveia, diretor do Campus IV, a melhoria da conexão de internet tem sido uma demanda constante da comunidade acadêmica. Com o apoio, articulação e ação da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), por meio da RNP e sob a liderança do professor Hermes, além do compromisso da reitora Terezinha Domiciano, foi possível viabilizar esse importante salto na qualidade da conectividade.

A ampliação tem como objetivo oferecer melhores condições de trabalho para docentes e técnico-administrativos, além de proporcionar uma experiência de navegação mais estável, eficiente e contínua para estudantes em atividades acadêmicas presenciais e híbridas, como aulas, pesquisas e projetos de extensão.

Apesar da conquista, ainda existem desafios a serem enfrentados, como a expansão da rede Wi-Fi e a aquisição de novos equipamentos. Recentemente, foram adquiridos 13 access points — responsáveis por distribuir o sinal da internet sem fio em ambientes internos e externos — e 2 switches, que permitem a interligação entre diversos dispositivos dentro da rede local, otimizando a velocidade e estabilidade da conexão. Essas aquisições representam um avanço importante.

No entanto, em razão da limitação de recursos, da ausência de pregão ativo e da queima de equipamentos, o número atual ainda é insuficiente para atender plenamente às necessidades de conectividade do Campus IV. Para este ano, está prevista a compra de mais equipamentos por parte do Campus IV, com o apoio contínuo da STI, a fim de garantir a expansão da rede e assegurar as condições necessárias para o fortalecimento da infraestrutura tecnológica da instituição.

 

Texto Direção de Centro. Edição e imagem ASCOM.