Perguntas Frequentes
Data da última atualização: 11/01/2022
Pesquisa ao acervo
01. Pergunta: Como acessar o catálogo com os materiais bibliográficos das bibliotecas?
Resposta: O catálogo das bibliotecas pode ser acessado no website da biblioteca ou no SIGAA, no módulo biblioteca, utilizando-se das opções "pesquisar material bibliográfico" e/ou "pesquisar artigo no acervo".
02. Pergunta: Como localizar o material bibliográfico que preciso?
Resposta: Por meio da busca no catálogo, preenchendo todos ou algum dos campos de pesquisa: autor, título e/ou assunto. Importa esclarecer que o sistema não diferencia caracteres maiúsculos e minúsculos nem acentos. Por exemplo, o termo bibliográfico recupera registros com as palavras: bibliografico, Bibliografico, Bibliográfico, BIBLIOGRÁFICO e BIBLIOGRÁFICO.
03. Pergunta: Como encontrar os livros nas estantes das bibliotecas do SISTEMOTECA?
Resposta: Após a busca no catálogo da biblioteca, o sistema irá recuperar alguns títulos que aparecerão abaixo da tela de busca. A partir dos resultados recuperados você deverá clicar na lupa que aparece à direita. A tela seguinte que se abrirá irá trazer a Biblioteca na qual o material está localizado, junto a sua localização (Ex: 657.1 C146p). A localização é o endereço do livro nas estantes das bibliotecas do SISTEMOTECA. Por isso, é importante identificar a biblioteca onde o livro se encontra e a sua localização.
Empréstimo/Renovação de Livros
04. Pergunta: Quem pode utilizar o serviço de empréstimo de materiais bibliográficos?
Resposta: Discentes (alunos), pessoal docente (professores) e pessoal técnico-administrativo (funcionários) da UFPB.
05. Pergunta: Quantos materiais podem ser emprestados para os usuários? E por quanto tempo?
Resposta: Pessoal docente (professores) até 10 livros, com prazo de 20 dias para devolução; discentes (alunos) e pessoal técnico-administrativo (funcionários) até 6 livros, com 20 dias para devolução.
06. Pergunta: Posso devolver os materiais e deixar multa pendente?
Resposta: Sim.
07. Pergunta: Quais são as regras para o empréstimo?
Resposta: As normas de circulação encontram-se disponíveis aqui .
08. Pergunta: Outra pessoa pode fazer a devolução dos materiais?
Resposta: Sim.
09. Pergunta: Quando e por quanto tempo posso renovar os materiais emprestados?
Resposta: A renovação poderá ser feita a qualquer momento, apenas uma vez, através do módulo biblioteca, disponível no SIGAA, com duração de 20 dias a partir da data da renovação.
10. Pergunta: Posso devolver os materiais em outra biblioteca?
Resposta: Não. Os materiais devem ser devolvidos na mesma biblioteca que foram retirados.
11. Pergunta: Posso fazer empréstimos em outras bibliotecas setoriais?
Resposta: Sim. Pode pegar materiais em todas as bibliotecas do SISTEMOTECA, com empréstimo através do SIGAA.
12. Pergunta: Serei avisado do vencimento do prazo do empréstimo?
Resposta: Sim. O SIGAA envia um e-mail comunicando. Porém, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) não se responsabiliza pelo não recebimento do e-mail por motivos técnicos.
13. Pergunta: Qual o procedimento para pagamento de multa e regularização no sistema?
Resposta: No módulo (aba) biblioteca aparece, na aba empréstimos aparece a opção: Imprimir GRU para Pagamento das Multas na biblioteca. Você deverá imprimir a GRU, pagá-la e esperar um período de até 48h úteis para o sistema reconhecer o pagamento. Caso precise de algum serviço com urgência, favor apresentar o comprovante de pagamento no balcão de empréstimo de uma biblioteca. Não serão aceitos comprovantes de pagamentos por agendamento.
14. Pergunta: Estou com multa pendente, posso realizar a empréstimo ou renovação de outros materiais?
Resposta: Não
15. Pergunta: Posso solicitar a reserva de algum material bibliográfico?
Resposta: Não. O SISTEMOTECA da UFPB não tem opção de reserva de materiais bibliográficos.
16. Pergunta: Usuários (as) sem vínculo com a UFPB podem fazer empréstimos?
Resposta: Não. Os empréstimos são realizados, exclusivamente, para quem têm vínculos ativos com a UFPB.
17. Pergunta: Quando é encerrado o cadastro na Biblioteca?
Resposta: O cadastro encerra-se quando é realizado o encerramento do vínculo com a biblioteca através do SIGAA.
18. Pergunta: O sistema permite fazer renovação se tiver alguma pendência no cadastro?
Resposta: Não.
Acesso aos portais de pesquisa e bases de dados
19. Pergunta: O que são portais de pesquisa e bases de dados?
Resposta: São coleções que disponibilizam livros, periódicos, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso em formato digital.
20. Pergunta: Como é feito o acesso ao conteúdo digital?
Resposta: O acesso ao conteúdo digital pode ser feito a partir de qualquer computador ligado à rede da UFPB por aqui ou remotamente, por meio do uso do Firefox UFPB. Saiba como aqui.
21. Pergunta: Quem pode acessar o conteúdo digital remotamente?
Resposta: Discentes (alunos), pessoal docente (professores) e pessoal técnico-administrativo da UFPB.
22. Pergunta: Como posso acessar os portais de pesquisa e bases de dados de casa?
Resposta: Para utilizar o serviço basta fazer o download da versão mais recente do Firefox UFPB e utilizar as mesmas credenciais (usuário e senha) do SIGAA.
Aquisição de Materiais Bibliográficos
23. Pergunta: Posso doar materiais à biblioteca?
Resposta: Sim. Para isso, é importante observar os critérios adotados pelo SISTEMOTECA para Doação de Livros. Para saber mais, clique aqui.
Ficha Catalográfica
24. Pergunta: Como faço para gerar a ficha catalográfica do meu TCC, tese ou dissertação?
Resposta: Através do SIGAA, no módulo biblioteca. Entre na opção "Ficha catalográfica" e preencha os campos, conforme instruções aqui.
Depósito de Teses ou Dissertações
25. Pergunta: Como realizar depósito de teses e dissertações na Biblioteca Central?
Resposta: Seguindo as orientações para depósito de teses e dissertações aqui.
Informações Gerais - Serviço de Referência
26. Pergunta: Qual o horário de funcionamento das bibliotecas do SISTEMOTECA?
Resposta: Confira tabela com dias e horários:
COLEÇÃO |
LOCALIZAÇÃO |
FUNCIONAMENTO |
HORÁRIO |
AREIA - MON |
Segunda-feira a Sexta-feira |
7h às 22h |
|
Sábado |
8h às 12h |
||
CCHSA - MON |
Segunda-feira a Sexta-feira |
7h às 22h |
|
CFT - MON |
|||
CCEN - MON |
Segunda-feira a Sexta-feira |
7h30 às 21h |
|
CCHLA - MON |
Segunda-feira a Sexta-feira |
8h às 21h30 |
|
CCJ – MON |
Segunda-feira a Sexta-feira |
7h30 às 21h30 |
|
CCJ – PERI |
|||
CCM – MON |
Segunda-feira a Sexta-feira |
7h30 às 21h |
|
CCS – ENF |
Segunda-feira a Sexta-feira |
7h às 19h |
|
CCS – NESC |
|||
CCS – PERI |
|||
CCSA – MON |
Segunda-feira a Sexta-feira |
7h30h às 21h30h |
|
CE – MON |
Segunda-feira a Sexta-feira |
7h às 21h30 |
|
CT – MON |
Segunda-feira a Sexta-feira |
7h30 às 21h |
|
CTDR – MON |
Segunda-feira a Sexta-feira |
21h às 21h |
|
DH – UFPB |
Segunda-feira a Sexta-feira |
8h às 12h |
|
HU – MON |
Segunda-feira a Sexta-feira |
7h às 17h |
|
JPBC – CE |
Segunda-feira a Sexta-feira |
7h30 às 22h |
|
JPBC – CP |
|||
JPBC – MM |
|||
JPBC – MON |
|||
JPBC – OR |
|||
JPBC – PERI |
|||
PPLP – MON |
|||
PRAC - BIBLIOEXT |
|||
CEAR |
Sábado |
8h às 12h |
|
CCAEMM – CE |
Segunda-feira a Sexta-feira |
8h às 22h |
|
CCAEMM – MM |
|||
CCAEMM - MON |
|||
CCAE – MON |
Segunda-feira a Sexta-feira |
8h às 22h |
|
CCJSR – MON |
Segunda-feira a Sexta-feira |
7h30 às 21h30 |
|
NUPPO |
Segunda-feira a Sexta-feira |
8h às 12h e 13h30 às 17h |
|
NDIHR |
Segunda-feira a Sexta-feira |
14h às 18h |
|
CCTA |
Fechada para ampliação |
||
CI |
Segunda-feira a Sexta-feira |
8h às 17h |
27. Pergunta: Como reservar salas de reuniões, sala de seminários e auditório da Biblioteca Central?
Resposta: Através do website da Biblioteca Central no menu à esquerda chamado "Reservas e agendamentos". Para agendar, basta clicar aqui, preencher o formulário e ficar atento às normas de uso das salas.
28. Pergunta: Como agendar visita dirigida na BC?
Resposta: Para agendar basta clicar aqui, preencher o formulário e ficar atento às orientações para a visita dirigida. Informações podem ser obtidas através dos contatos: (083) 3216-7105 / e-mail: referencia@biblioteca.ufpbr.br ou na Seção de Referência da Biblioteca Central.
29. Pergunta: Como configurar a rede "UFPB Sem fios" no notebook e celular?
Resposta: Clique aqui e veja os passos para configurar a rede "UFPB Sem Fios".