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Oficina colaborativa - HABITAR E VIVER: bioconstrução, práticas agroecológicas e alimentação alternativa.

10 de junho a 05 de agosto, 18h00 às 20h00.

publicado: 01/06/2020 14h01, última modificação: 02/06/2020 16h45

A oficina colaborativa pretende motivar reflexões antropológicas sobre alguns fenômenos sociais contemporâneos experimentados por grupos e pessoas diante de uma crise ambiental planetária, comumente conhecidos como “formas de vida alternativa”. Sejam elas: a bioconstrução como forma alternativa de construir casas; as práticas ecológicas de plantio e cuidados com animais (inovadoras e tradicionais); a alimentação saudável alternativa: orgânicos, vegetarianismo e veganismo e consumo de pancs. Os participantes irão conhecer, partilhar e refletir sobre diversas vivências frente às crises de saúde e de relações entre humanos, não humanos e meio ambiente e suas perspectivas de um novo futuro para as presenças humanas no planeta.

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A oficina "HABITAR E VIVER: bioconstrução, práticas agroecológicas e alimentação alternativa" através de um processo colaborativo, com leituras, visualização de imagens (filmes e fotografias), pretende reunir discentes e docentes na busca por dados sociais, culturais e históricos a respeito das experiências práticas de grupos e pessoas que buscam formas alternativas de estar presente no planeta e nas sociedades diante das crises ambientais e sociais provocadas pela indústria moderna e capitalista.

Especialmente no momento atual da crise de saúde pública e mundial provocada pela Covid-19, pretende refletir sobre como estamos ou como podemos estar no mundo de uma forma alternativa buscando soluções práticas e cotidianas de habitar, cultivar e alimentar.

A oficina pretende ainda desenvolver reflexões de ordem social e política sobre o alcance dessas práticas alternativas na construção de uma nova sociedade.

Por se tratar de uma atividade experimental e exploratória, a oficina tem como objetivo partilhar experiências, conhecimentos e pesquisas para a construção futura de um projeto de pesquisa e ou de extensão acerca do tema de estudo proposto.

O uso da metodologia de oficina contrapõe o modelo tradicional (professor ativo e alunos passivos) e pretende proporcionar um ambiente de aprendizagem colaborativa onde todas são agentes de construção de um conhecimento coletivo. Ao mesmo tempo a ideia de oficina remete ao local de trabalho prático de natureza artesanal e em processo, onde se constrói e se aprende na prática.

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