Histórico
por Antropologia
—
publicado
28/09/2017 21h29,
última modificação
28/09/2017 21h29
O curso de Antropologia da Universidade Federal da Paraíba, localizado no Campus IV (Litoral Norte), na cidade de Rio Tinto, teve início em 2007, sendo o terceiro curso de graduação a ser ofertado no Brasil nesta área. Sua realização acompanha a emergência, especialmente no Nordeste, de populações indígenas e remanescentes de quilombos que nas últimas décadas têm ganhado força política dentro das universidades e reivindicado a valorização e documentação de suas histórias e culturas, demarcação de suas terras, negociação com órgãos públicos e privados e outras questões étnicas, políticas e sociais.
Com esta graduação a UFPB não tem a pretensão de atender, de forma assistencialista, as populações locais, muitas delas em situação de vulnerabilidade econômico-social. Contudo, não podemos deixar de acompanhar a história da implantação deste campus que visa contribuir, a partir da criação de diversos cursos de ensino superior, para o desenvolvimento da região, uma das mais empobrecidas do estado da Paraíba e com altas taxas de analfabetismo e desemprego.
No intuito de fortalecer a Antropologia nesta universidade, em 2011 teve início o curso de Pós-Graduação em Antropologia da UFPB, com funcionamento em Rio Tinto e João Pessoa (www.cchla.ufpb.br/ppga) o qual vem promover e estimular a integração dos alunos da graduação em grupos de pesquisa e outras atividades, além de constituir uma opção para os alunos egressos do curso.