Escolha de orientador
A partir do 6º período os alunos começam a fazer o Estágio Supervisionado. A proposta das três disciplinas de Estágio I, II e III e TCC é preparar o estudante para o desenvolvimento de uma pesquisa ampliada, exercitando o conhecimento adquirido no curso, desde o momento da confecção de um projeto de pesquisa, passando pela análise bibliográfica, trabalho de campo e relação entre teoria e campo, na escrita final do trabalho. Neste momento vocês devem escolher quem vai orientá-los, um docente que acompanhará o estudante ao longo desses quatro períodos. ESCOLHENDO A ORIENTAÇÃO A escolha do orientador ou orientadora é um momento importante para o aluno. Este será o tutor que deverá orientá-lo na confecção de seu trabalho de conclusão de curso ao longo dos próximos períodos. O processo de efetivação da orientação passa inicialmente pela consulta do aluno ao docente, que poderá aceitar ou não a orientação. Tendo a aceitação, é hora de formalizar a orientação através de documentação específica, disponível na Coordenação do Curso. O compromisso com a pesquisa é fundamental. Cada um dos estágios tem cerca de 90 horas/aula, que devem ser cumpridas através de cronograma estabelecido no início de cada período com o orientador. Neste cronograma já podem estar definidas as metas do período, número de encontros, material teórico a ser buscado e estudado, textos a serem produzidos, etc. Sendo assim, é imprescindível manter os prazos e metas estabelecidas com o tutor. Algumas reflexões são fundamentais antes da escolha: 1. É importante que o aluno tenha uma boa relação profissional com o orientador. 2. O aluno deve levar em consideração a linha de pesquisa do orientador, se tem relação com a sua proposta de TCC, para que o tutor possa auxiliá-lo na área de estudo escolhida. 3. O orientador estará disponível para auxiliar o aluno, mas a iniciativa e interesse devem ser do estudante no cumprimento de metas estabelecidas. 4. Caso sinta necessidade, e com a anuência do orientador, o aluno pode buscar uma co-orientação de professor que complemente a tutoria na temática estudada.